Se depender da indústria de aviação comercial de passageiros, as aeronaves de grande porte (também conhecidas como Very Large Aircraft – VLA) estão com os dias contados. A Boeing apresentou nesta sexta-feira (30) esta preocupante tendência, que mostra uma previsão para apenas 81 grandes aeronaves construídas nos próximos 20 anos. A informação foi confirmada pelo próprio VP de Marketing da Boeing Commercial Airplanes, Randy Tinseth.
Com a entrega do 10° e último B747-8I à Korean Air em julho, o executivo considera que a produção da maior aeronave comercial da Boeing está perto do fim. “Eu não tenho certeza se será o último B747-8 construído para transportar passageiros”, disse Tinseth. “Quando olhamos para a aeronave, há um futuro cheio de oportunidades apenas para modelos freighter (cargo) e VIPs”, completou. O VP ainda lembrou da encomenda de 14 B747-8Fs realizada pela United Parcel Service (UPS) em outubro de 2016, que trouxe um certo fôlego ao programa.
No entanto, em termos de tráfego de passageiros, aeronaves como o B777 e o B787 estão dominando o mercado widebody. “Por exemplo, quando olhamos para Tóquio/Narita: no passado apenas víamos B747s. Quinze anos depois, tudo mudou para o B777 e agora já estamos vendo esta mudança chegar ao B787”, disse o VP, que lembrou que o Dreamliner já abriu mais de 150 rotas desde sua estreia comercial em 2011.
Fonte: ATW