A Costa Cruzeiros realizou nesta terça-feira (30), a tradicional Cerimônia de Corte de Aço para o seu mais novo navio, Costa Toscana. Construído no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, o Toscana fará parte da frota da companhia pertencente à Carnival Corporation & plc, maior empresa de viagens de lazer do mundo e será entregue em 2021.
Durante a Cerimônia de Corte de Aço, Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros, afirmou que o navio Costa Toscana é mais um passo importante no plano de desenvolvimento sustentável da companhia. “A utilização de GNL para navios de cruzeiro é uma grande inovação que inaugura uma nova era no uso de combustíveis com baixo teor de carbono, movimento que pretende reduzir significativamente as emissões de escape para ajudar a proteger o meio ambiente sem comprometer a segurança, pilares que são prioridades para a Costa Cruzeiros. Mais uma vez, abrimos caminho para a indústria como um todo”, complementa.
Com de mais de 180 mil toneladas e 2.600 quartos cada, os navios Costa Smeralda e Costa Toscana fazem parte do plano de expansão de frota do Grupo Costa (que inclui as marcas Costa Cruzeiros e Aida Cruises), com sete novos navios programados para entrar em operação até 2023 e um investimento global de mais de 6 bilhões de euros. O primeiro navio foi o Aidanova, entregue em dezembro do ano passado, seguido pelo Costa Venezia, que iniciou as atividades em fevereiro deste ano.
O Costa Toscana é o segundo de dois novos navios encomendados pela Costa Cruzeiros abastecidos por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O primeiro navio, Costa Smeralda, está em fase de conclusão e os últimos retoques no interior estão sendo feitos para que a embarcação comece a operar ainda em outubro deste ano. O uso do GNL é uma grande inovação para minimizar o impacto ambiental. O combustível representa uma melhora na qualidade do ar com eliminação total da emissão de dióxido de enxofre e redução de material particulado (entre 95 e 100%). Sua utilização também permite a diminuição de óxidos de nitrogênio (85% de redução direta) e de CO2 (redução de até 20%).
Armazenado em tanques especiais dentro do navio, o gás é utilizado para gerar a energia necessária para a navegação e para os serviços a bordo. Isso graças aos motores híbridos, que comportam dois tipos de combustível. O Costa Smeralda e o Costa Toscana são parte integrante do plano estratégico de redução da pegada de carbono, definido pela Carnival Corporation e implementado pela Costa Cruzeiros. De fato, as medidas adotadas em virtude de um plano de investimentos dedicado permitiram à Carnival Corporation cumprir sua meta, que era reduzir em 25% a redução de carbono até 2020, com quase três anos de antecedência. Em 2018, a companhia já havia conquistado uma redução de 27,6% nas emissões.
De acordo com sua visão global, voltada para o desenvolvimento sustentável, a Costa foi a primeira companhia marítima a investir nessa tecnologia, que agora está se consolidando no segmento, mas ainda há muito a ser feito em termos da disponibilidade imediata da infraestrutura de abastecimento de gás para garantir a transição perfeita para o GNL. “Estaleiro moderno para navios modernos. Os dois novos navios terão um belo design e características interessantes, um trabalho de alta qualidade e engenharia de ponta. Temos muito orgulho de construir esses navios para a Costa Cruzeiros”, afirmou Jan Meyer, CEO da Meyer Turku.