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Cruzeiros

Costa Cruzeiros realiza Cerimônia de Corte de Aço e dá inicio à construção do Costa Toscana

Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros, ao lado de Jan Meyer, CEO da Meyer Turku

Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros, ao lado de Jan Meyer, CEO da Meyer Turku

A Costa Cruzeiros realizou nesta terça-feira (30), a tradicional Cerimônia de Corte de Aço para o seu mais novo navio, Costa Toscana. Construído no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, o Toscana fará parte da frota da companhia pertencente à Carnival Corporation & plc, maior empresa de viagens de lazer do mundo e será entregue em 2021.

Durante a Cerimônia de Corte de Aço, Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros, afirmou que o navio Costa Toscana é mais um passo importante no plano de desenvolvimento sustentável da companhia. “A utilização de GNL para navios de cruzeiro é uma grande inovação que inaugura uma nova era no uso de combustíveis com baixo teor de carbono, movimento que pretende reduzir significativamente as emissões de escape para ajudar a proteger o meio ambiente sem comprometer a segurança, pilares que são prioridades para a Costa Cruzeiros. Mais uma vez, abrimos caminho para a indústria como um todo”, complementa.

Com de mais de 180 mil toneladas e 2.600 quartos cada, os navios Costa Smeralda e Costa Toscana fazem parte do plano de expansão de frota do Grupo Costa (que inclui as marcas Costa Cruzeiros e Aida Cruises), com sete novos navios programados para entrar em operação até 2023 e um investimento global de mais de 6 bilhões de euros. O primeiro navio foi o Aidanova, entregue em dezembro do ano passado, seguido pelo Costa Venezia, que iniciou as atividades em fevereiro deste ano.

O Costa Toscana é o segundo de dois novos navios encomendados pela Costa Cruzeiros abastecidos por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O primeiro navio, Costa Smeralda, está em fase de conclusão e os últimos retoques no interior estão sendo feitos para que a embarcação comece a operar ainda em outubro deste ano. O uso do GNL é uma grande inovação para minimizar o impacto ambiental. O combustível representa uma melhora na qualidade do ar com eliminação total da emissão de dióxido de enxofre e redução de material particulado (entre 95 e 100%). Sua utilização também permite a diminuição de óxidos de nitrogênio (85% de redução direta) e de CO2 (redução de até 20%).

Armazenado em tanques especiais dentro do navio, o gás é utilizado para gerar a energia necessária para a navegação e para os serviços a bordo. Isso graças aos motores híbridos, que comportam dois tipos de combustível. O Costa Smeralda e o Costa Toscana são parte integrante do plano estratégico de redução da pegada de carbono, definido pela Carnival Corporation e implementado pela Costa Cruzeiros. De fato, as medidas adotadas em virtude de um plano de investimentos dedicado permitiram à Carnival Corporation cumprir sua meta, que era reduzir em 25% a redução de carbono até 2020, com quase três anos de antecedência. Em 2018, a companhia já havia conquistado uma redução de 27,6% nas emissões.

De acordo com sua visão global, voltada para o desenvolvimento sustentável, a Costa foi a primeira companhia marítima a investir nessa tecnologia, que agora está se consolidando no segmento, mas ainda há muito a ser feito em termos da disponibilidade imediata da infraestrutura de abastecimento de gás para garantir a transição perfeita para o GNL. “Estaleiro moderno para navios modernos. Os dois novos navios terão um belo design e características interessantes, um trabalho de alta qualidade e engenharia de ponta. Temos muito orgulho de construir esses navios para a Costa Cruzeiros”, afirmou Jan Meyer, CEO da Meyer Turku.

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