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Cruzeiros

Costa Cruzeiros: “Vamos aumentar a oferta e diversificar nosso produto”

Massimo Brancaleoni e Mario Alovisi

Massimo Brancaleoni e Mario Alovisi, da Costa Cruzeiros (Fotos: Eric Ribeiro)

SÃO PAULO – O mercado brasileiro segue como uma das grandes apostas da Costa Cruzeiros, fato que pode ser ilustrado pela presença da companhia no país mesmo após a considerável redução no número de cruzeristas, registrada desde a temporada 2013/2014. Para a temporada que se aproxima, a armadora manteve o número de navios de 2017/18, com o Costa Fascinosa e o Favolosa, e já estuda uma ampliação na oferta.

Em visita ao Brasil para a comemoração do aniversário de 70 anos da Costa, o vice-presidente sênior global de vendas da companhia, Massimo Brancaleoni, analisou a momento do mercado brasileiro de cruzeiros e indicou a expectativa pelo retorno do crescimento do setor.

“Se você decide trabalhar no Brasil e na América do Sul, você aceita a volatilidade do mercado. Nós tentamos trazer mais navios do que hoje, mas ano a ano a demanda caiu significativamente. Só que agora nós enxergamos o início de uma recuperação”, afirma o executivo.

De fato, os resultados da temporada 2017/2018 superaram as expectativas, registrando aumento de cruzeiristas e de impacto econômico, de acordo com a Clia Brasil. Este sinal de retomada já inspira a armadora italiana a traçar novas estratégias. Ao lado de Massimo Brancaleoni, estava o vice-presidente de Receita, Itinerário e Transporte da Costa Cruzeiros, Mario Alovisi.

“Em conjunto com todo o time, nós estamos falando em aumentar nossa presença. Esta manhã nós estivemos discutindo sobre alguns itinerários e portos para os próximos anos. É obvio que temos que pensar no acesso, no ponto de vista de segurança e também no que o nosso cliente quer. Não podemos olhar somente para o porto em si, mas para o acesso a ele. Mas nós vamos incrementar nossa oferta e diversificar nosso produto ao longo dos próximos anos”, destaca Mario.

O investimento no Brasil não diz respeito somente a mais oferta, mas também no trabalho local e na ampliação da permanência. “O Brasil especificamente é um mercado em crescimento e nós estamos investindo em pessoal, em marketing e também em termos de implantação, o que quer dizer como colocamos nossos navios aqui. Desde 2015 nós estamos expandindo a nossa temporada, e ano a ano os navios ficam mais tempo aqui. Isso mostra o quanto estamos comprometidos com o Brasil e com a América do Sul”, explica Brancaleoni.

Para o executivo, esta aposta reforça a importância do mercado brasileiro, no qual a armadora opera desde os seus primeiros anos, na década de 40. “O Brasil, falando de maneira geral, é um mercado estratégico para Costa e em toda nossa história foi assim”, completa o vice-presidente sênior global de vendas.

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