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Cruzeiros / Política

Processos de desestatização e de concessão do Porto de Santos já tramitam no TCU

Porto de Santos, principal hub de cruzeiros do Brasil. (Foto: divulgação)

O projeto prevê R$ 18,5 bilhões investimentos novos e de operação (Divulgação)

Após aprovação da modelagem pelo Ministério da Infraestrutura, os processos de desestatização e da concessão do Porto de Santos começaram a tramitar no Tribunal de Contas da União (TCU) na última sexta-feira (23). A expectativa é que o edital de licitação seja lançado até o fim deste ano.

O projeto prevê R$ 20,3 bilhões de investimentos novos e de operação no empreendimento. Pelo menos R$ 2 bilhões com novos investimentos em berços e viadutos e R$ 4,2 bilhões serão reservados para execução de um túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá. O tempo de contrato definido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é de 35 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.

Estruturado pelo BNDES, sob a coordenação do Ministério da Infraestrutura, esse é o segundo projeto de desestatização de portos públicos no Brasil qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND). O objetivo é vender as ações da empresa pública e realizar, em conjunto, a concessão do Porto Organizado de Santos.

CRUZEIROS – O Terminal de Cruzeiros do Porto de Santos (Concais) já está preparado para receber a temporada brasileira 2022/2023. Com início previsto para 2 de novembro, com a chegada do MSC Fantasia, essa promete ser a temporada mais longa dos últimos 10 anos. Serão seis meses de duração, 145 escalas e 99 dias de operação com navio atracado. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em 16 de abril de 2023.

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