Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Destinos / Política

Temporada de cruzeiros é pauta de reunião entre Setur-RJ e Conselho Estadual de Turismo

Reunião Consetur 4 Out.22 - Foto André Gomes de Melo

Sávio Neves, secretário de Turismo do Rio de Janeiro (André Gomes de Melo)

O início da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil e o balanço do programa “Copacabana Integrada”  foram os temas da pauta da quinta reunião do Conselho Estadual de Turismo (CET) do Rio de Janeiro. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio, aconteceu no Pier Mauá, região Central do Rio. O destaque ficou por conta justamente da temporada de cruzeiros que será a maior dos últimos dez anos.

“A temporada de cruzeiro que será a melhor dos últimos dez anos e o andamento do Copacabana Integrada, que é um processo, vai passo a passo melhorando, mas já mostra eficácia. Saio satisfeito com os resultados que nos apresentaram,” explicou o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.

Segundo ele, aproveitando a experiência vitoriosa que foi no Rock in Rio e em outros eventos, “vamos utilizar o aplicativo onde o estado tem uma noção da movimentação turística na cidade, acompanha a oferta de serviços – transporte público, taxi – e a segurança também. Será uma importante ferramenta para esse turista que chega com os cruzeiros”, complementou Neves.

Reunião Consetur 3 Out.22 - Foto André Gomes de Melo

Reunião de Turisrio, Setur-RJ e Conselho Estadual de Turismo (André Gomes de Melo)

No total, foram cerca de 30 participantes. Além do Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, que também é presidente do Consetur, do Presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, e do Secretário Municipal de Turismo, Antônio Mariano, a reunião contou com representantes do trade turístico, das forças policiais, dos órgãos da prefeitura e da Fecomércio.

“Ficamos quase dois anos sem navio, por isso existe uma expectativa muito grande dos turistas, dos armadores de que essa seja uma temporada espetacular e pela previsão de 430 mil passageiros será. Somado a isso, temos os grandes navios novos chegando, que trarão em torno de 5 mil passageiros e, além disso, o Rio de Janeiro voltou a ser área de embarque, na última década, éramos muito mais trânsito, o que traz mais recursos para a cidade,” comemora Denise Lima, diretora do Pier Mauá

PAUTAS – Sobre a temporada de cruzeiros, a concessionária Pier Mauá apresentou o seu potencial para receber a temporada e também o perfil dos transatlânticos que atracarão na capital, via Pier Mauá, cuja expectativa é receber mais de 430 mil cruzeiristas. Em relação ao Copacabana Integrada, uma apresentação mostrou relatório das atividades vinculadas ao programa, nos meses de agosto e setembro. Nesse período, foram realizadas 22 operações e, como resultado operacional, foram feitas 177 abordagens.

DEFINIÇÕES – Adaptar o aplicativo já utilizado em outros eventos para uso dos turistas que chegarão nos cruzeiros; finalizar cartilha com orientação de conduta aos turistas, para minimizar as oportunidades de furtos, que está sendo confeccionada em parceria com a Fecomércio; e promover comemoração pelo início da melhor temporada de cruzeiro dos últimos dez anos, em parceria com a secretaria municipal de Turismo, Riotur, no final de novembro.

Receba nossas newsletters