Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Casa por onde passou escritor de “O Pequeno Príncipe” no Brasil ganha fama; fotos

Casinha simples foi o aconchego de 11 pilotos da Aeropostale no começo do século 19

Casinha simples foi o aconchego de 11 pilotos da Aeropostale no começo do século 20

PETRÓPOLIS, RJ – A região serrana do Rio de Janeiro reserva segredos inimagináveis. Além de toda a infinidade de atrações turísticas que encanta os turistas nacionais e estrangeiros, existem sempre aquelas peculiaridades de cada município. Em Petrópolis, por exemplo, no mesmo local da maior coleção de carrinhos de brinquedo do RJ, existe a centenária La Grand Vallée, por onde passou Antoine de Saint-Exupéry, ex-piloto da Aeropostale (atual Air France) e escritor de um dos livros mais vendidos de todos os tempos: “O Pequeno Príncipe”.

Veja a galeria de fotos abaixo

O M&E conheceu o espaço que preza por cada detalhe de um dos livros mais vendidos do mundo, atual propriedade de José Augusto Wanderley, que hoje tem a missão de contar toda a história do escritor e de suas passagens por Petrópolis-RJ, em visitas com data e hora marcada. A família é dona da casa desde 1930 e tem o poder de preservar a presença do escritor através dos móveis e decoração voltada ao Pequeno Príncipe.

Muitos acreditam que Exupéry se inspirou em Petrópolis para escrever “O Pequeno Príncipe”, por conta das passagens do livro que indicam a Pedra do Elefante, que fica justamente no município. Era um casa de veraneio, de descanso para os pilotos que eram escalados para realizar aquelas viagens com enormes escalas por todo o Brasil. Datada de 1910, a casa foi o reduto de Exupéry e de outros 11 pilotos que atuavam ao seu lado na Aeropostale, atual Air France. Foi adquirida pela família de José Augusto em 1930 e até hoje se mantém histórica.

Carlos Eduardo Sixel e Marcelo Florêncio, da TurisPetro, com José Augusto, da Grand Vallée

Carlos Eduardo Sixel e Marcelo Florêncio, da TurisPetro, com José Augusto, da Grand Vallée

A casa histórica Grand Vallée, às margens da BR-040, é cada vez mais procurada por turistas que visitam a região e amam literatura. De acordo com o proprietário José Augusto Wanderley, a procura por tours só aumenta. A Prefeitura de Petrópolis-RJ apoia a atração turística, que tem visitas de quarta a domingo para grupo de até 12 pessoas com horário agendado, em Itaipava. Sem dúvidas, mais um atrativo histórico dentro de Petrópolis.

Para o proprietário José Wanderley, esta é uma forma de conhecer um pouco da história do livro de maior circulação no mundo e a história da aviação, já que a Aeropostale foi a primeira companhia aérea a trazer o correio da Europa para o Brasil. Este foi o sexto livro de Antoine de Saint-Exupéry, o único escrito para as crianças.

Informações: [email protected] / 21.99354-3179

GALERIA:

Receba nossas newsletters