Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Concurso ‘Melhores Vilas Turísticas’ da OMT abre inscrições para destinos brasileiros

Desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a segunda edição do concurso “Melhores Vilas Turísticas” está com inscrições abertas até 27 de maio. A iniciativa contará com três representantes brasileiros, que serão escolhidos pelo Ministério do Turismo e concorrerão com outros destinos em nível global. Em 2021, a Rota do Enxaimel, situada na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi uma das ganhadoras.

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (GO) - Foto: Augusto Miranda/MTur

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (Augusto Miranda/MTur)

Para participar, os interessados precisam enviar a documentação necessária ao e-mail [email protected], em português e, também, em inglês ou espanhol. As propostas devem ser feitas por entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades. Caso a inscrição seja iniciativa do setor privado ou do terceiro setor, é necessário indicar no e-mail que a candidatura conta com a anuência da prefeitura ou do órgão oficial de turismo do município a que a vila se vincule.

“O Brasil possui inúmeras regiões rurais que têm potencial para figurar entre as melhores vilas turísticas do mundo. Assim como a Rota do Enxaimel, que ganhou no último ano, tenho certeza de que este ano emplacaremos outra região. Você, gestor municipal ou comunidade, se inscreva e ajude a promover o turismo brasileiro”, declara Carlos Brito, ministro do Turismo.

OMinistério do Turismo levará em consideração estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada, como nas áreas de alimentos e de artesanato, e dispor de um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial. Podem participar da chamada pública localidades rurais com até 15 mil habitantes, que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e que compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade.

A OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de vai disponibilizar um programa de apoio a aldeias e vilas que não tenham sido classificadas, neste primeiro momento, para obter o selo. A entidade criará, ainda, uma rede para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

Receba nossas newsletters