Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Freixo diz que orçamento da Embratur precisa de solução até setembro: “Vamos resolver”

Freixo Eric Ribeiro 1 Freixo diz que orçamento da Embratur precisa de solução até setembro: "Vamos resolver"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, segue sua batalha em busca de um orçamento digno para promover o Brasil no exterior. Este é o último de três grandes desafios que o novo time da Embratur teve que enfrentar desde que assumiu, em janeiro de 2023. Os dois primeiros foram devidamente resolvidos, que envolvia a questão da rearrumação da casa e a escolha de um time capacitado para tocar as ações de promoção.

Mas ainda temos um último desafio: a falta de recursos, algo que já vinha sendo alertado pela Embratur desde o começo da atual gestão. Depois de ser aprovado pelo Congresso Nacional, o artigo que definia 5% dos recursos do Sesc/Senac para a Embratur, parte da MP 1.147, acabou sendo vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E Marcelo Freixo vem correndo contra o tempo para tentar resolver isso de uma vez por todas.

“Temos que resolver esta pendência até setembro. A Embratur precisa de uma estrutura financeira compatível com o investimento em promoção do Brasil que é do tamanho de um continente. E vamos resolver”

“A Embratur não tem orçamento! Tive uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tentar resolver. O Ministério do Turismo é outro que também não tem hoje um orçamento adequado. E a Embratur era uma autarquia, com orçamento. Acabou virando uma empresa de serviço social autônoma, como o Apex e o Sebare, e saiu do orçamento do governo. Ou seja, criou-se uma agência e não aprovaram uma fonte de financiamento para a mesma”, disse Freixo, em entrevista ao canal Flow.

O presidente da Embratur lembrou que a agência ainda tem um contrato válido com o Sebrae, mas que acaba agora em 2023, além de um valor restante ainda da Medida Provisória de 2019. Ou seja, ano que vem a Embratur não tem orçamento, pelo menos até hoje, porque, segundo Freixo, isso vai ser resolvido. “Temos que resolver esta pendência até setembro. A Embratur precisa de uma estrutura financeira compatível com o investimento em promoção do Brasil que é do tamanho de um continente. E vamos resolver”.

Receba nossas newsletters