Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Parques e Atrações

Maior museu de arqueologia do mundo abrirá no Egito em 2020

A fachada do GEM (Grande Museu Egípcio), que deve ser inaugurado em 2020, de acordo com o ministro de antiguidades, Khaled al-Anani

A fachada do GEM (Grande Museu Egípcio) deve ser inaugurado em 2020

O Egito abrirá em breve o maior museu de arqueologia do mundo. O ministro das Antiguidades, Khaled al-Anani, anunciou em janeiro que a construção do Grande Museu Egípcio (GEM) já está 88% concluída e deve ser inaugurada em 2020. O GEM é um dos maiores projetos do ministério e é será um dos maiores museus do mundo. Com aproximadamente 500 mil metros quadrados, o museu está localizado próximo às Pirâmides de Gizé.

Após anos de exames de monumentos, restauração e transporte, o GEM abrigará cerca de 100 mil artefatos de diferentes períodos da história egípcia. Khaled também afirmou que dessas obras, quase 20 mil artefatos seriam exibidos exclusivamente pela primeira vez. O museu trará exibições de artefatos do Rei Tutancâmon, as quais nunca foram expostas, desde a sua descoberta em 1922. Tarek Tawfik, gerente geral do GEM, contou que o museu acomoda duas galerias de 7 mil m², revelando o história de vida do rei através da exposição de pertences.

Os 168 mil metros quadrados de superfície do edifício foram divididos em três grandes galerias, além de instalações para conferências, um centro de conservação e restauração, áreas de lazer, lojas, restaurantes e cafeterias. As áreas de exposição estarão localizadas nos níveis superiores do GEM e permitirão uma viagem desde a pré-história até a era greco-romana, através das dinastias faraônicas.

Os ingressos do museu custarão 10 libras egípcias para o público e possui gratuidade para egípcios acima de 60 anos e estudantes de escolas públicas. A ministra do Turismo, Rania al-Mashat, disse que o GEM desempenhará um papel significativo na revitalização do turismo como principal fonte de renda do Egito. A construção do museu começou em 2006, mas desacelerou devido à eclosão da revolução de 25 de janeiro.

 

Receba nossas newsletters