Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Parques são tema de guia turístico de Curitiba

Caminhando pelos 12 principais parques de Curitiba é possível encontrar 35 espécies locais de répteis; oito de anfíbios; 37 de mamíferos e 200 de aves. Essa rica diversidade está mapeada no Guia Fauna e Flora; que será lançado ainda no primeiro semestre pelo Instituto Municipal de Turismo.

O guia foi elaborado com a intenção de promover a educação ambiental e o ecoturismo de observação – atividade com origem nos safáris da África; e difundida em diversos países por profissionais; em competições; e por lazer.

“Desenvolvemos ações seguindo tendências da área e pensando em um novo conceito para o turismo em Curitiba”; diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo; Juliana Vosnika. “Para aproveitar melhor a cidade e o que ela oferece; os turistas têm demandas segmentadas e surge a necessidade de criarmos materiais específicos; focando os interesses de cada grupo de visitantes; como este guia”.

Além de orientar o turista; a publicação também poderá servir de roteiro para os moradores de Curitiba andarem pelos parques com um olhar mais atento. São 90 páginas com as principais espécies de 12 parques: Bosque Alemão; Museu de História Natural; Bosque do Papa; Universidade Livre do Meio Ambientes (Unilivre); Jardim Botânico; Parque Barigüi; Parque das Pedreiras; Zoológico; Parque São Lourenço; Parque Tanguá; Parque Tingüi e Passeio Público.

No guia; os observadores são divididos em três categorias; o contemplador; que tem pouco conhecimento; mas adora observar a paisagem; o curioso; que já observa as espécies da fauna e flora; mas não sabe detalhes; e o aventureiro; que já pratica a observação de espécies e tem um conhecimento mínimo sobre eles.

A publicação traz ainda dicas sobre como evitar o impacto da poluição e a destruição das áreas verdes da cidade – não jogar lixo no chão; não perturbar a fauna local; e não arrancar pedaços das plantas.

Receba nossas newsletters