Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Santa Catarina inicia 2024 com recordes de arrecadação no Turismo e focado no internacional

WhatsApp Image 2024 02 27 at 10.20.03 AM Santa Catarina inicia 2024 com recordes de arrecadação no Turismo e focado no internacional

Catiane Seif, secretária adjunta de Turismo de Santa Catarina (Divulgação)

Santa Catarina iniciou o ano de 2024 batendo recordes, com uma arrecadação, impulsionada pelo turismo, de R$ 4,5 bilhões no mês de janeiro. Desde sua criação, em 2023, a Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur-SC) tem trabalhado, em diferentes frentes, para promover, cada vez mais, o estado.

O governador catarinense, Jorginho Mello, juntamente com o secretário do Turismo, Evandro Neiva, e a secretária adjunta, Catiane Seif, têm enfatizado a importância do setor, seja na economia ou na cultura local, e como seu impacto é perceptível para diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos.

“Só em janeiro, Santa Catarina teve um crescimento nominal de 22,3% na arrecadação em relação ao mesmo mês no ano passado. Nós temos investido na importância do turismo para o estado, principalmente porque é um local que tem atrativos o ano todo! E isso precisa ser destacado. Desde a criação da Secretaria, nós já implementamos a Estação Inverno, realçando as belezas, o clima e as produções que a região tem a oferecer; e, também, a Estação Verão, pois o estado tem praias lindíssimas — muitas reconhecidas por sua sustentabilidade —, trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego”, disse Catiane Seif.

Isso sem esquecer do outono e privamera, “que são épocas recheadas de celebrações, de plantio e muita colheita, como é o caso da Oktoberfest, com muita gastronomia alemã, desfiles de danças, chope e cerveja. Também temos a Fenarreco, a Feira Nacional do Marreco, repleta de atrações como desfiles folclóricos e comidas típicas; a Fenaostra — Feira Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana — e muitas outras”, complementou a secretária adjunta.

Há também o Beto Carrero World, que inova, cada vez mais, em suas atrações, e o Grupo Oceanic, que também oferece diversas formas de divertir seus visitantes, seja na Aventura Jurássica — maior parque de dinossauros da América Latina —, no Oceanic Aquarium — maior aquário do sul do Brasil —, ou no Space Adventure — simulador do parque da Nasa.

Reconhecido como Geoparque Mundial da Unesco, o Caminho dos Cânions do Sul é outra atração que impulsiona o potencial turístico de Santa Catarina, com foco no desenvolvimento da sustentabilidade sociocultural, ambiental e econômica da região. O estado ainda destaca sua rueza gastronômica, com experiências no enoturismo, na produção de queijos, colheita da maçã e etc.

“Santa Catarina tem um potencial turístico que precisa ser desenvolvido. Por exemplo, no verão, a temporada de navios está vivenciando a maior da sua história. Isso é fruto de um trabalho intenso que desenvolvemos em 2023, juntamente com os municípios e os atracadouros, para poder impulsionar um grande atrativo do estado catarinense, os transatlânticos”, afirmou Seif.

A internacionalização do estado catarinense

florianópolis divulgacao e1702052037474 Santa Catarina inicia 2024 com recordes de arrecadação no Turismo e focado no internacional

Uma das estratégias do Estado é aumentar a visibilidade do turismo em âmbito nacional e, também, internacional (Divulgacão)

Uma das estratégias do Estado é aumentar a visibilidade do turismo em âmbito nacional e, também, internacional. Segundo dados da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e às administrações dos aeroportos, os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 7,3 milhões de passageiros em 2023. Para este ano, a perspectiva continua positiva.

Segundo levantamento da ForwardKeys, o estado catarinense tem a previsão de um crescimento de mais de 53% nas chegadas
internacionais no primeiro trimestre de 2024. A pesquisa analisou o recente interesse, a demanda e o volume de operações aéreas para o Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, Santa Catarina é hoje o estado mais procurado pelos viajantes, à frente inclusive de outros destinos tradicionais de verão.

Catiane Seif ainda acrescenta que “isso é resultado de um trabalho integrado, entre as secretarias e o setor produtivo, para darmos ênfase na promoção turística, estar ao lado de empresas áreas e em contato direto com os aeroportos. Buscamos por ações que possam fortalecer Santa Catarina, e um dos nossos principais objetivos é que esses aumentos não sejam apenas no verão, assim, buscamos diminuir a sazonalidade durante o ano”, disse.

Outro resultado da ação foi o surgimento de novas rotas aéreas e conexões com outros países. Para impulsionar o turismo internacional, foram abertas duas novas rotas diretas, uma com Buenos Aires (Argentina) e também com Santiago (Chile), bem como houve o aumento  de voos entre os dois países e a capital catarinense. Além disso, houve alta na quantidade de voos entre Florianópolis e Montevidéu e Assunção, bem como foi inaugurado um trajeto inédito com a capital do Peru, Lima.

Mais um avanço importante foi a criação de uma rota com o Panamá, a qual o Governador Jorginho Mello foi pessoalmente até o país para fazer as melhores negociações e estreitar laços, assim, abrindo portas para a América Central e a do Norte. Para além das Américas, Santa Catarina tem planos de expandir para a Europa e mostrar, cada vez mais, a qualidade turística que possui.

Uma das estratégias adotadas pelo Governador, Jorginho Mello, por meio da Setur é garantir presença em feiras internacionais, como é o caso da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento que permitirá a promoção do estado catarinense para outros países e realizar reuniões com os operadores e negociações com companhias aéreas europeias.

Viva um estado de alegria: a nova marca de Santa Catarina

Em setembro de 2023, a Setur lançou, pela primeira vez, uma marca promocional turística para Santa Catarina, o que, segundo Catiane, se tornou essencial para uma melhor promoção do estado, seja nacional ou internacionalmente. Com variações das cores amarelo, azul, verde e vermelho, em que cada uma terá destaque de acordo com temas e estações do ano, a nova marca tem como principal característica demonstrar a leveza, sensação que Santa Catarina busca deixar em quem a visita.

Segundo a Setur-SC, a nova identidade mostra a felicidade de estar em um estado dinâmico e alegre, onde tradição e diversão, natureza e história, fé e aventura, gastronomia e esporte, praia e neve formam um conjunto único, desejável e inspirador.

“Vamos em feiras, tanto no Brasil quanto no exterior, e queremos que o estado tenha o reconhecimento que merecemos. Então, desde a criação da marca, isso tem se fortalecido e colocado o estado como um grande potencial para os visitantes que, antes, não pensavam em Santa Catarina como um destino prioritário ou local de investimento”, completa Catiane.

Receba nossas newsletters