Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Seis capitais brasileiras estão na lista das cidades mais promissoras do mundo, diz pesquisa

Parque do Ibirapuera foto shutterstock Seis capitais brasileiras estão na lista das cidades mais promissoras do mundo, diz pesquisa

No ranking, São Paulo ocupa a primeira posição entre as brasileiras ficando com a 46ª posição (Shutterstock)

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador são as capitais brasileiras que compõem a lista das 156 cidades mais promissoras do mundo. A pesquisa 2023 Global Cities Report, da consultoria global Kearney, foi divulgada no começo de janeiro deste ano e agora compartilhada pelo Ministério do Turismo. O estudo anual mede o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos, pessoas e ideias. O relatório indica a crescente distribuição geográfica das oportunidades.

Com relação a 2023, a pesquisa se concentrou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais e criam uma geografia de oportunidades mais amplamente distribuída. No ranking, São Paulo ocupa a primeira posição entre as brasileiras ficando com a 46ª posição, seguida por Rio de Janeiro em 76º, Belo Horizonte em 111º, Porto Alegre em 115º, Salvador 124º e Recife fechando a lista em 131º. As capitais também apareceram na divulgação de anos anteriores.

ECONOMIA – O Turismo vem contribuindo, cada vez mais, com o desenvolvimento econômico e social das cidades brasileiras. Para potencializar os atrativos nacionais, o governo federal tem investido na melhoria da infraestrutura turística apoiando obras que aprimoram o atendimento a visitantes, como urbanização de orlas, pavimentação de vias e construção de centros de convenções. Em 2023, o Ministério do Turismo entregou mais de 500 obras em todo o Brasil, com um investimento federal de R$ 380 milhões.

Receba nossas newsletters