O mercado de resorts está em crescimento. A taxa de ocupação tem mantido uma expansão constante nos últimos anos, embora o número de apartamentos permaneça praticamente o mesmo. As tarifas também permaneceram relativamente estáveis, acompanhando a inflação.
Essas são algumas das principais conclusões da pesquisa Resorts no Brasil 2013, que a BSH International realizou com o apoio da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) e acaba de ser divulgada.
O levantamento procurou analisar o desempenho do mercado de resorts entre 2010 e 2012. O universo abrangido chegou a 26.820 unidades habitacionais. A pesquisa apontou para um acréscimo de 1.780 UHs até 2015.
Entre 2011 e 2012, a ocupação cresceu 9,3%; no mesmo período, o valor da diária subiu 7,5%, atingindo R$ 501,82.No geral, entre resorts de praia e de campo, o turista brasileiro responde hoje por 89% da ocupação.
Canais de distribuição – No que se refere aos canais de distribuição, a pesquisa revela que as operadoras ainda prevalecem como o principal segmento de vendas dos resorts, com 51,8% do total. Em seguida surgem as centrais de reserva (16,1%), equipe de vendas (13,9%), o site do hotel (6,7%), OTA´s (6%) e outros (5,6%).
Outro dado interessante sobre a origem das receitas é a participação por modalidade de negócio no faturamento dos resorts. A hospedagem propriamente dita responde por quase 70% das receitas, seguida de alimentos e bebidas, com 21,4% e eventos (5%).
Para o presidente da Resorts Brasil, Dilson Jatahy Fonseca Jr., a pesquisa da BSH, que deverá ter novas edições e atualizações nos próximos anos, revela um setor amadurecido e pronto para contribuir com a expansão do turismo brasileiro a partir dos grandes eventos esportivos desta década.
“Com a Copa do Mundo abre-se uma janela para atrair novamente o turista estrangeiro, que já foi responsável por 40% da ocupação dos resorts. Nós lutamos para que o turismo seja reconhecido como atividade exportadora e tenha o apoio necessário para trazer novas divisas para o país”, completa o presidente da Resorts Brasil.