No último encontro do Conselho Estadual de Turismo realizado nesta quarta-feira (13), O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, fez um balanço dos esforços das ações de promoção do turismo no mercado internacional e doméstico em 2023 e apresentou o plano de ação de incentivo ao turismo para o próximo ano, destacando entre outros pontos, para 2024 aumentar e fortalecer a visibilidade sobre produtos e destinos do Estado do Rio de Janeiro.
A reunião foi apresentada pelos presidentes do HotéisRIO e da ABIH-RJ, Alfredo Lopes e Paulo Michel, no Copacabana Palace, acompanhados do vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, e da superintendente da entidade, Theresa Jansen.O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, abriu a pauta saudando Ulisses Marreiros, gerente geral do Copacabana Palace, pelos 100 anos do empreendimento, um ícone da hotelaria mundial.
Dando continuidade, o secretário de Turismo também defendeu o fortalecimento das relações com os maiores operadores turísticos nacionais e internacionais, estreitar o relacionamento com as companhias aéreas nacionais e internacionais e incrementar a visibilidade e o engajamento do consumidor final com o destino Rio de Janeiro, com aumento do fluxo turístico, gasto médio e permanência mínima dos turistas no Estado do Rio de Janeiro.
Tutuca também abordou o calendário de eventos de 2024, como as reuniões preparatórias para o encontro do G20, o roadshow “O Rio é de vocês”. Uma das novidades da agenda será o roadshow internacional “Rio Experience”, que acontecerá no primeiro semestre de 2024: Lisboa (11 de março), Madrid (12 de março), Frankfurt (13 de março) e Santiago (9 de maio).
O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, parabenizou a equipe da secretaria. “O estado se organizou muito mais. As regiões turísticas estão melhor trabalhadas e isso se reflete diretamente na ocupação”, comemorou. Já opresidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, apresentou um panorama da atuação da entidade no apoio ao turismo: “A Fecomércio sempre foi a casa do comércio. Agora é a casa do turismo também”, disse.
BALANÇO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, também fez um balanço das ações do setor em 2023. “Temos muito a celebrar pelos resultados de 2023, mas isso nos deixa com a missão e a enorme responsabilidade de fazer um trabalho ainda melhor em 2024. Já estamos há alguns meses fazendo todo o planejamento estratégico para o próximo ano, com todas as áreas técnicas integradas. Seguiremos nosso compromisso de fortalecer as 12 regiões turísticas do estado e avançar na promoção do Rio de Janeiro como destino nos mercados doméstico e internacional. Agradeço mais uma vez ao governador Cláudio Castro e ao vice-governador Thiago Pampolha, que nos deram todo o suporte e não mediram esforços e nem investimentos para que pudéssemos desenvolver o nosso trabalho à frente da Setur-RJ”, disse Tutuca.