Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Coronavírus: em 11 dias ocupação hoteleira caiu de 80% para 8% em SP

Ocupação hoteleira em SP durante Covid-19

Ocupação hoteleira em SP durante Covid-19

A hotelaria brasileira vive aquela que talvez seja a maior crise de sua história, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em São Paulo, a ocupação hoteleira, que chegou aos 80% nos primeiros dias de março, caindo incríveis 8% na última semana em um intervalo de 11 dias.A variação representou redução de 91% na demanda. No Rio de Janeiro, o índice foi de 90% a 13% em dez dias. Os dados são do estudo “Covid-19: Impactos na hotelaria, realizado pela Hotelinvest.

CONFIRA O ESTUDO NA ÍNTEGRA

Este impacto vem em um momento em que o setor comemorava bons índices de RevPar e diária média, além de um crescimento acima do esperado em 2019. As perspectivas de desempenho eram bastante favoráveis com a projeção de uma ocupação média de 70% e uma evolução de 5% na diária media em São Paulo.

Com o agravamento da pandemia, a expectativa agora é de uma ocupação média de 35%, metade do previsto. A diária média também deve registrar queda, principalmente pela ausência de picos o mercado corporativo. Esta projeção considera um cenário de recuperação a partir de junho .

São Paulo - variação de ocupação 2019 x 2020

São Paulo – variação de ocupação 2019 x 2020

 

“O ambiente atual ainda é de alta incerteza e de difícil previsibilidade. É importante que se acompanhe diariamente os desdobramentos da crise para entender o seu real impacto sobre a hotelaria nacional. Por ora, trabalhamos internamente na HotelInvest com uma previsão de recuperação até o final de dezembro”, destaca a Hotelinvest no estudo.

Entre o início de janeiro até o dia 8 de março de 2020, o crescimento médio de RevPAR chegou a 7% entre os hotéis da capital paulista. O mercado tinha clara tendência de recuperação de desempenho e se esperava resultados ainda melhores ao longo do ano. Com o agravamento da covid-19, a mudança de tendência é abrupta e a queda em RevPAR chegou a -83% na última semana de março, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

RevPar em São Paulo

RevPar em São Paulo

RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro, cidade que apresentou o maior crescimento de ocupação em 2019 quando comparado com 2018 dentre os 11 mercados analisados no Panorama da Hotelaria Brasileira, fechou o ano passado com uma ocupação de 62%, patamar ainda baixo para uma cidade com a sua importância econômica.

Ocupação no Rio de Janeiro 2019 x 2020

Ocupação no Rio de Janeiro 2019 x 2020

“Para esse ano, a expectativa recaia principalmente em cima da diária média, com um crescimento do índice orçado em 5,8% acima da inflação, o que iniciaria um movimento mais intenso de retomada tarifária. Porém, esse cenário já não é mais plausível”, aponta o estudo.

Caso a recuperação do mercado hoteleiro inicie em junho, levando-se em consideração os mesmos incrementos de 10 p.p. de ocupação ao mês até dezembro, como em São Paulo, a ocupação anual dos hotéis deve fechar 2020 entre 40% e 45%. Isso certamente retardará o crescimento tarifário previsto para o setor.

Variação da diária média no Rio de Janeiro

Variação da diária média no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters