Segundo Gabriel Escarrer, presidente da Meliá Hotels International, o balanço do ano de 2013 mostra que a Companhia segue avançando em sua internacionalização e reconhecimento como um dos líderes mundiais em gestão hoteleira. Naquele ano, apesar das incertezas, a ação da Meliá registrou um crescimento de 61,7%, um dos valores com maior progressão no mercado.
O presidente da Meliá recentemente dirigiu a Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, na qual foram aprovadas as contas correspondentes a 2013, tendo sido acordado manter o dividendo entre os acionistas, como no ano anterior. Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro em todas as divisões e a importante expansão internacional da Rede (que incorporou 28 novos hotéis) como os fatores principais para uma importante decolagem em médio prazo na soma dos resultados da Meliá. Para o presidente e fundador da hoteleira, que destacou a mudança de tendência na Espanha e seu compromisso com o país, a companhia seguiu a estratégia correta e encontra-se preparada para aproveitar a recuperação.
Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro da companhia, manifestada no incremento de 28,3% do Ebitda sem ganhos e a melhora da rentabilidade com um aumento das margens de Ebitda em 78 pontos básicos. A evolução da RevPAR, o indicador do negócio hoteleiro por excelência, que faz uma relação das variáveis de preços e nível de ocupação, melhorou em 5,2% no exercício, registrando 15 semestres consecutivos de crescimento. Nesta evolução, Escarrer apontou em grande parte para a capacidade e excelência comercial da Meliá, ressaltando o incremento de 25% no faturamento do site melia.com, seu principal canal direto de vendas, assim como a sua aposta pelas novas tecnologias e seu bem sucedido programa de fidelidade MeliáRewards.
No campo financeiro, destacou os avanços realizados em matéria de reestruturação da dívida e se mostrou satisfeito pela resposta do mercado frente às medidas adotadas (amortização antecipada dos empréstimos sindicados e emissão de títulos). Além disso, o presidente da Meliá expôs a forma com que o crescimento do setor internacional trouxe mais resultados que a Espanha no volume de negócios da Companhia. Assim, o lucro operacional gerado foi de 85% fora da Espanha, tendo o mercado espanhol representado apenas 20% das estadas. Por outro lado, o pipeline da Meliá (hotéis assinados e em processo de incorporação) mostra claramente esta tendência a uma maior internacionalização (99% dos novos apartamentos foram incorporados fora da Espanha) e em direção a um predomínio de fórmulas de gestão (100% das incorporações serão feitas por meio de contratos de gestão ou locação, não de propriedade).
Lia Bianchini