Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Cotação da Meliá registra aumento de 61,7% no balanço de 2013

Gabriel Escarrer, presidente da Meliá Hotels International, apresentou os resultados obtidos pela rede em 2013

Gabriel Escarrer, presidente da Meliá Hotels International, apresentou os resultados obtidos pela rede em 2013


Segundo Gabriel Escarrer, presidente da Meliá Hotels International, o balanço do ano de 2013 mostra que a Companhia segue avançando em sua internacionalização e reconhecimento como um dos líderes mundiais em gestão hoteleira. Naquele ano, apesar das incertezas, a ação da Meliá registrou um crescimento de 61,7%, um dos valores com maior progressão no mercado.

O presidente da Meliá recentemente dirigiu a Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, na qual foram aprovadas as contas correspondentes a 2013, tendo sido acordado manter o dividendo entre os acionistas, como no ano anterior. Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro em todas as divisões e a importante expansão internacional da Rede (que incorporou 28 novos hotéis) como os fatores principais para uma importante decolagem em médio prazo na soma dos resultados da Meliá. Para o presidente e fundador da hoteleira, que destacou a mudança de tendência na Espanha e seu compromisso com o país, a companhia seguiu a estratégia correta e encontra-se preparada para aproveitar a recuperação.

Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro da companhia, manifestada no incremento de 28,3% do Ebitda sem ganhos e a melhora da rentabilidade com um aumento das margens de Ebitda em 78 pontos básicos. A evolução da RevPAR, o indicador do negócio hoteleiro por excelência, que faz uma relação das variáveis de preços e nível de ocupação, melhorou em 5,2% no exercício, registrando 15 semestres consecutivos de crescimento. Nesta evolução, Escarrer apontou em grande parte para a capacidade e excelência comercial da Meliá, ressaltando o incremento de 25% no faturamento do site melia.com, seu principal canal direto de vendas, assim como a sua aposta pelas novas tecnologias e seu bem sucedido programa de fidelidade MeliáRewards.

No campo financeiro, destacou os avanços realizados em matéria de reestruturação da dívida e se mostrou satisfeito pela resposta do mercado frente às medidas adotadas (amortização antecipada dos empréstimos sindicados e emissão de títulos). Além disso, o presidente da Meliá expôs a forma com que o crescimento do setor internacional trouxe mais resultados que a Espanha no volume de negócios da Companhia. Assim, o lucro operacional gerado foi de 85% fora da Espanha, tendo o mercado espanhol representado apenas 20% das estadas. Por outro lado, o pipeline da Meliá (hotéis assinados e em processo de incorporação) mostra claramente esta tendência a uma maior internacionalização (99% dos novos apartamentos foram incorporados fora da Espanha) e em direção a um predomínio de fórmulas de gestão (100% das incorporações serão feitas por meio de contratos de gestão ou locação, não de propriedade).

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters