Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

MG: 1º hotel sustentável será inaugurado em 2013

Acaba de chegar a Minas Gerais o primeiro hotel com conceito sustentável. O e-Suítes Ravena, localizado no município de Ravena, será lançado no próximo sábado (20/08), tendo isso idealizado com técnicas sustentáveis. O empreendimento é uma parceria entre a Vert Hotéis, Escala Empreendimentos e Vicco Participações.

O hotel será erguido em uma área de 23 mil m2 (área total construída 6.863,95 m2) e contará com uma espetacular área de floresta nativa. O município pertence à rota do Ouro e ao Circuito Estrada Real, preservando em suas construções as influências barrocas. Além disso, se localiza ao redor da Serra da Piedade e das margens do Rio das Velhas. “Escolhemos este local em função do aumento de treinamentos e eventos fora de Belo Horizonte, além da vocação do turismo de lazer da região”, analisa o gerente geral da Vert Hotéis, Acácio Pinto.

Com um VGV de R$ 28 milhões, o hotel contará com 111 apartamentos, fitness center, sala de jogos, kids club, piscina climatizada, piscina com bar molhado, SPA e sauna, portaria com manobrista, vigilância 24h, serviço de governança 24h, room service 24h, tv a cabo e internet banda larga, entre outros serviços. Além da hospedagem, o hotel vai oferecer centro de convenções com capacidade para 250 pessoas, restaurantes e bares.

Acácio explica que entre as medidas sustentáveis do local estão: sistema de captação de água de chuva, piso permeável, jardinagem com plantas nativas da região, máxima incidência de luz natural, sistema de descarga com economizador de água, tratamento de esgoto, sombreamento da fachada do prédio para menor incidência de calor, uso de materiais certificados e reutilizáveis, caixa de retenção de água pluvial, usada para limpeza, jardinagem e descarga, água aquecida por painéis solares e coleta seletiva do lixo.

A obra está prevista para terminar em novembro de 2013 e cada apartamento será comercializado a cerca de R$ 230 mil. “Em função do aquecimento deste mercado, estimamos que no primeiro ano de operação os investidores recebam cerca de 0,7% do valor investido”, diz Acácio. Ele acrescenta que a administração do empreendimento está centralizando a contratação de mão de obra para pessoas que residem na região, uma forma de potencializar o emprego na região e gerar mais renda. “Fizemos também uma parceria com o Senac e vamos oferecer treinamentos também para a comunidade do município para as funções de hotelaria como recepcionista, atendente, mensageiro, entre outros”, diz Acácio. Quando finalizado, a previsão é de que o projeto gere por volta de 90 empregos diretos e 270 indiretos.

Receba nossas newsletters