Câmbio:

Idiomas:

Morre Nelson de Abreu Pinto, fundador da Fhoresp e da CNTur

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 17/06/2025 - 09:42

Nelson de Abreu Pinto Morre Nelson de Abreu Pinto, fundador da Fhoresp e da CNTur
Nelson de Abreu Pinto, advogado, juiz do Trabalho Federal e empresário faleceu nesta segunda-feira (Divulgação)

Morreu nesta segunda-feira (16), aos 93 anos, Nelson de Abreu Pinto, um dos líderes do setor do Turismo no Brasil. O advogado e empresário foi um dos fundadores da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTur). Abreu Pinto faleceu de causas naturais, em São Paulo. O velório acontece nesta terça-feira (17), no Funeral Home.

Nascido em São Paulo, o filho dos imigrantes portugueses começou a trabalhar cedo nos negócios da família. Aos 27 anos, passou a administrar seus próprios bares e restaurantes. Foram muitos os empreendimentos sob seu comando, entre eles O Pinguim, A Brasileiraa e o Guanabara – o bar mais antigo de São Paulo, fundado em 1910.

Em 1987, criou a Fhoresp, da qual é presidente emérito. A maior federação empresarial do segmento do País conta com mais de 20 sindicatos filiados e representa, hoje, mais de 500 mil empresas paulistas em franca atividade.

A atuação de Abreu Pinto também foi fundamental para a constituição da CNTur, entidade considerada grau máximo de representação do Turismo no Brasil. Atualmente, era seu presidente de honra. O empresário ainda presidiu a Associação Brasileira de Gastronomia e Hospedagem (Abresi).

Legado – O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, filho de Abreu Pinto, enfatiza a luta incansável do pai, com o objetivo de elevar o Turismo ao protagonismo no Brasil:

“Sua partida nos deixa desolados, mas reconhecemos uma vida repleta de glórias e de grandes conquistas. Meu pai olhou para o País com otimismo, vislumbrando a magnitude do Turismo e defendendo a organização da classe. Seu legado permanecerá”.

O secretário de Estado do Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, lembrou a trajetória de luta do empresário Abreu Pinto em suas redes sociais:

“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do doutor Nelson de Abreu Pinto, uma das maiores referências do Turismo, da Gastronomia e da Hospitalidade no Brasil. Seu legado e contribuição para o setor jamais serão esquecidos”.