Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

MTur lança nova classificação hoteleira no Salão do Turismo

.

.

Depois de passar por Porto Alegre; Salvador e Cuiabá; teve início hoje (08/04); no Rio de Janeiro; a oficina sobre classificação hoteleira organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com as entidades do setor. Na capital fluminense estão sendo debatidas questões referentes aos empreendimentos denominados de Cama e Café. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são eventos que impulsionaram o início dessa reformulação e o MTur pretende lançar oficialmente as novas diretrizes no Salão do Turismo Roteiros do Brasil; que acontece entre os dias 26 e 30 de maio; em São Paulo.

Nesta manhã; foram apresentados os modelos já utilizados na Europa; na África e outros países; oferecendo ao Brasil a possibilidade de usufruir de um padrão internacional. “Vários países nos últimos cinco anos revisaram suas matrizes”; lembrou o consultor José Augusto de Abreu; que conduziu toda a discussão.  De acordo com ele; o desafio no turismo ainda é muito grande. “A Copa do Mundo e as Olimpíadas são grandes oportunidades; mas temos que aproveitar e estar prontos para o que vem depois”; salientou.

O presidente da ABIH Nacional; Álvaro Bezerra de Mello; pediu mais flexibilidade já que o processo de avaliação feito pelos técnicos para a classificação deve ser pago pelo próprio meio de hospedagem. “Acredito que pode haver algum problema nos empreendimentos menores; de cidades pequenas. Nós; da ABIH; aceitamos; por exemplo; que pequenos hotéis se juntem e paguem apenas uma taxa para se manter na nossa associação”; explicou.

Já o presidente do SindRio; Alexandre Sampaio; ressaltou que a discussão da matriz de Cama e Café é realmente crucial. “Não podemos admitir a informalidade em que vivem muitos meios de hospedagem desse segmento. Isso é uma oferta predatória”; lamentou o dirigente.

Do MTur estão presentes a chefe da Divisão de Serviços Turísticos; Mariana Xavier; e a gerente de Projetos; Nalu Berto. O diretor do departamento de Estruturação; Articulação e Ordenamento Turístico do ministério; Ricardo Moesch; está sendo aguardado e deve chegar a qualquer momento.

As matrizes resultantes das oficinas são submetidas a um período de consulta em que os interessados poderão enviar sugestões e contribuições; inclusive pela internet. Para cada tipo de meio de hospedagem haverá uma matriz de classificação específica. Essa classificação é voluntária. O evento no Rio acontece tem duração de dois dias e termina nesta sexta-feira (09/04).

Confira os próximos debates:

Abr 15 e 16 – Ouro Preto: Hotel Histórico

Abr 26 e 27 – Tibau do Sul (Praia de Pipa): Pousada

Mai 03 e 04 – Vitória: Flat

Mai 06 e 07 – Manaus: Hotel de Floresta

Mariana Xavier, do MTur e José Abreu

Receba nossas newsletters