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Hotelaria

Porto de Galinhas aumenta sua oferta hoteleira em 2012

Otaviano Maroja, Massimo Pellitteri, Carmen Loyo e Marcos Tiburtius

Otaviano Maroja, Massimo Pellitteri, Carmen Loyo e Marcos Tiburtius


​Em 2012, a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) completa 20 anos. Neste período, a entidade acompanhou o crescimento do destino e participou ativamente neste processo. Famosa por sua estrutura, atualmente a região conta com 16 hotéis e 200 pousadas. E até o final do ano ganhará mais um empreendimento. Ainda sem nome definido, o novo hotel terá 63 apartamentos de frente para o mar e é do mesmo dono do Hotel Armação, um dos associados da AHPG. Para anunciar este novo projeto e divulgar o destino, um grupo de hoteleiros associados promoveu um almoço com a imprensa na tarde desta terça-feira (10/04) em São Paulo. Estavam presentes Otaviano Maroja, presidente da associação e diretor comercial do BW Solar Porto de Galinhas; Massimo Pellitteri, vice presidente e diretor do Hotel Armação; Carmen Loyo, suplente do diretor financeiro e diretora do Marulhos Resort; e Marcos Tiburtius, um dos fundadores da associação. 


Para Maroja, Porto de Galinhas depende exclusivamente do turismo e, por isso, uma das principais atividades da associação é ajudar a promover o destino. “Entre as nossas principais ações estão a realização de famtours para o destino com o objetivo de capacitar agentes e operadores para melhor vender nossos produtos. Acredito que conhecendo melhor o destino, as vendas aumentam”, disse. Além dos agentes e operadores, a associação em parceria com o município e os empresários locais promovem presstrip com jornalistas para divulgar o destino na mídia e assim atingir também o público final. A associação procura também estar próximo dos poderes públicos à procura de soluções em conjunto para impulsionar a visibilidade de Porto de Galinhas. “Este é um trabalho permanente que fazemos em feiras junto ao trade, treinamento e capacitação de mão de obra junto com Sebrae e prefeituras, bem como ações pontuais em mercados de interesse, como esta em São Paulo”, explicou.

A cidade conta com uma oferta de 13 mil leitos e este ano ganhou mais 240 leitos com a inauguração do Best Western Plus Viva Porto de Galinhas. Além dessa oferta, terá o novo hotel e que será inaugurado em dezembro. A taxa de ocupação gira em torno de 70% a 80% durante a alta temporada. “Sendo que no período de férias e feriados esse número chega a 90% de ocupação”, declarou. Segundo Maroja, o destino recebeu em 2010 mais de 720 mil visitantes – crescimento de 20% em relação ao ano anterior, sendo que sua maioria é proveniente do Estado de São Paulo. “Dos 720 mil visitantes em 2010 , 70% são turistas brasileiros, sendo São Paulo responsável pela metade das emissões”, informou. Mercados como Minas Gerais e Distrito Federal são outros que despontam em visitas no destino. Entre os estrangeiros, a maioria são argentinos, uruguaios e portugueses. 

De olho na Copa 2014 – Pernambuco será sede da Copa do Mundo 2014 e pensando nas oportunidades, o município de Ipojuca – onde se localiza Porto de Galinhas – está desenvolvendo um projeto no estádio de Nossa Senhora do Ó para atrair as delegações internacionais. Segundo Marcos Tiburtius, as características da cidade e de seus hotéis são boas e interessantes para as delegações treinarem antes dos jogos. “Pensando nessa oportunidade, o município junto com a Federação Pernambucana de Futebol desenvolveu um projeto para adaptação do estádio de Nossa Senhora do Ó, com objetivo de se adequar as exigências da FIFA e assim receber treinos”, disse. A ideia é que este projeto venha a se tornar um complexo esportivo, dando maior oportunidade de desenvolvimento do esporte e do turismo na região. De acordo com Maroja, as obras devem iniciar ainda neste ano com recursos da própria prefeitura da cidade onde o estádio está localizado. 
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