Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

Regularização dos meios de hospedagem avança no Brasil, diz MTur

As vagas são ilimitadas e estão disponíveis na plataforma Brasil Braços Abertos

DF, Alagoas, Maranhão, MS e Paraná foram os estados onde todos os meios de hospedagem já se regularizaram

A fiscalização do Ministério do Turismo que tem a missão de promover a formalização dos serviços turísticos de registro obrigatório no Cadastur completou um ano de operação. Desde então, o percentual de regularização dos estabelecimentos de hotelaria notificados pelo MTur em quatro estados e no Distrito Federal chegou a 100%. Além do DF, Alagoas, Maranhão, MS e Paraná foram os estados onde todos os meios de hospedagem se regularizaram.

“Muitos meios de hospedagem se legalizaram antes mesmo da abertura de processo administrativo, que é quando emitimos o auto de infração. Bastou uma notificação prévia dos fiscais indicando a falta de renovação do cadastro ou, até mesmo, a inexistência do número do Cadastur, para que os estabelecimentos se regularizassem”, apontou Tamara Galvão, coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur.

Desde setembro de 2017, a equipe de agentes de fiscalização do MTur já realizou 1.581 visitas em todos os estados. Os fiscais encontraram meios de hospedagem que desconheciam a obrigatoriedade de registro no Cadastur para funcionamento no mercado turístico. Poucos estabelecimentos não se regularizaram dentro do prazo legal e poderão ser punidos com multas e até o fechamento no negócio caso insistam na prestação de serviços ilegalmente. O registro no Cadastur é totalmente gratuito.