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Aviação

Latam Brasil implementa novas tecnologias em sua operação; entenda

Ao centro, Harley Menezes, diretor sênior de Operações e Treinamento, com os comandantes Danilo Oliveira e Marcelo Marcusso, da Latam

Ao centro, Harley Menezes, diretor sênior de Operações e Treinamento, com os comandantes Danilo Oliveira e Marcelo Marcusso, da Latam Airlines Brasil

A Latam Airlines Brasil passou os meses de maio e junho modernizando sua operação. Novidades já anunciadas, como a implementação de tablets para pilotos, certificação para voos de baixa visibilidade (CAT III) e reforma da Central de Controle de Operações Aéreas serão finalizadas nos próximos meses. Por isso, a Latam Brasil convidou profissionais da imprensa especializada para conhecer as mudanças na operação de perto. Veja algumas delas abaixo:

Tablets – Neste mês, a Latam Brasil iniciou a implementação de computadores portáteis nas aeronaves Airbus (A319, A320 e A321). As aeronaves Boeing 767 já estavam com o novos sistema de manual de bordo desde o meio de 2015. O projeto consiste em trocar os manuais impressos por tablets para otimizar o trabalho dos pilotos, reduzir gastos, agredir menos o meio ambiente e tornar a operação ainda mais segura.

Ao todo, serão 500 computadores instalados em 300 aviões habilitados com a nova tecnologia. As ferramentas são certificadas pela ANAC e utilizam softwares específicos que disponibilizam cartas de navegação, manuais, certificados de voos e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.

O diretor sênior de Operações e Treinamento da Latam Brasil, Harley Menezes, explicou que a substituição vai trazer inúmeros benefícios. “As aeronaves deixarão de carregar 36 kg em papéis e vão economizar 180 mil galões de gasolina por ano”, disse.

CAT III – As aeronaves da família Airbus (A319, A320, A321) e as Boeing 767 da Latam começarão a ser certificadas para operar em casos de baixa visibilidade. O termo técnico CAT III consiste em um sistema que possibilita o pouso do avião mesmo em casos de névoa intensa. Para ativar este dispositivo, o aeroporto, o avião e a tripulação precisam ser treinados e certificadas.

Tirando as aeronaves A350 XWB, que são as mais novas, toda a frota da companhia aérea estará capacitada para operar em CAT III. Isso porque a Latam foi pioneira em implantar o sistema na América Latina e, portanto, já certificou os modelos cargueiros (2005) e as aeronaves Boeing 777 (2014).

A aérea deve diminuir o número de voos cancelados/atrasados e também deixará de ter um grande impacto na sua malha. Além disso, a novidade melhora as condições de viagem para os passageiros.

Os aeroportos certificados para operar em CAT III são: São Paulo/Guarulhos, Frankfurt (Alemanha), Buenos Aires/Ezeiza (Argentina), Santiago (Chile), Madri (Espanha), Nova York/JFK e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra) e Lima (Peru).

A Central de Controle de Operações Aéreas da Latam recém-reformada

Central de Controle de Operações Aéreas  com o videowall

Centro de Controle – Ainda em maio, a Latam inaugurou um Videowall no CCOA (Centro de Controle de Operações Aéreas). O objetivo foi facilitar a visualização de dados de todos os voos da companhia. O painel vai possibilitar um melhor gerenciamento de possíveis atrasos e falhas. O destaque é o espaço destinado a reclamações de passageiros no Twiter, que agiliza a solução de problemas mais operacionais direto da Central de Controle.

 

 

 

 

 

 

 

 

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