Para incentivar a promoção de destinos e produtos no mercado externo, a Embratur colocou, no mês de outubro, R$ 15 milhões a disposição dos órgãos de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de editais.
O programa Verba Descentralizada contou com R$ 12 milhões para ações de promoção dos segmentos Sol e Praia; Cultural; Esportes; Ecoturismo e Aventura; Negócios, Eventos e Incentivo (diversificação de produtos). Os países alvos das ações são os maiores emissores de turistas ao Brasil: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal e Canadá.
Já o edital das Festas Juninas teve R$ 3 milhões para divulgação no exterior. A consolidação dos festejos típicos de junho como um produto turístico de caráter internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um mês tradicionalmente de baixa temporada, avalia Vicente Neto, assessor da Embratur responsável pelos editais.
“Com a realização da Copa do Mundo em junho, será uma excelente oportunidade para diversificar a imagem que o estrangeiro tem da cultura brasileira”, afirma Vicente. “Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem enraizados em nossa cultura”, ressaltou o presidente.
Pensando na proteção do turista, o Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça, do qual a Embratur faz parte, realizou três reuniões em outubro. Um dos objetivos do Comitê é preparar ações para prevenir eventuais conflitos de consumo e estabelecer procedimentos de contingenciamento e solução de demandas que envolvam o turista, seja ele estrangeiro ou brasileiro.