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Política

Carnaval pode virar produto turístico profissional

Uma audiência pública promovida pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (25/06), teve por objetivo discutir as principais ações que podem contribuir para tornar o carnaval um produto turístico profissional. Este ano, o megaevento atraiu 6,2 milhões de turistas e movimentou R$ 5,7 bilhões, além de contribuir com cerca de US$ 1,3 bilhão com as exportações, segundo o Ministério do Turismo e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

“O carnaval vai além dos quatro dias de festa, a comunidade local participa dos preparativos o ano inteiro, é preciso ter uma avaliação de toda essa dinâmica. Além disso, é necessário entender como transformar o potencial turístico em riquezas para o país”, afirmou o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes.

Os integrantes da comissão aprovaram um manifesto que propõe recursos específicos no orçamento para incentivo ao carnaval, entre a criação de cursos técnicos profissionalizantes e de cursos de graduação acadêmica. Também houve a proposta de criação de grupos de trabalho para acompanhar o andamento dos trabalhos, inclusive dentro dos ministérios, com a finalidade de elaborar políticas públicas e um Plano Nacional de Metas e Diretrizes da Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval.

A audiência foi solicitada pelo deputado Paulo Ferreira (PT-RS) e reuniu dezenas de pessoas, entre intelectuais, artistas e sambistas de várias partes do Brasil. É a primeira audiência da recém-criada Comissão de Cultura da Câmara, desmembrada este ano da extinta Comissão de Educação e Cultura.​

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