Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur alerta consumidor contra fraudes de viagens

Guias de turismo legalizados devem ter crachá de identificação. Crédito: Paulino Menezes

Guias de turismo legalizados devem ter crachá de identificação. Crédito: Paulino Menezes

Em função de casos de operadoras de turismo que têm fechado as portas, sem cumprir os contratos com os clientes, além de profissionais do setor atuando de forma irregular, o Ministério do Turismo está reforçando as orientações ao consumidor na hora de contratar serviços turísticos. Para auxiliar o turista na fase de planejamento do passeio, o MTur recomenda consulta ao sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastur.

O cadastro é uma garantia ao consumidor de que a empresa funciona regularmente e pode prestar serviços turísticos.  Reúne cerca de 58 mil empreendimentos do setor de todo o país. Assim, para evitar transtornos, o primeiro passo a ser dado pelo viajante é verificar se os fornecedores de pacotes, passeios, passagens e outros serviços estão registrados no sistema, gerenciado pelo MTur.

O Cadastur recebe cadastros obrigatórios de empreendimentos como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo.  Dispõe ainda de informações sobre bares e restaurantes, centros de convenções e empresas de apoio ao turismo náutico, que são de cadastramento voluntário.

A movimentação deste período de férias é reforçada por fatores como a valorização do dólar frente ao real e a visibilidade do país com a realização dos Jogos Olímpicos. Além disso, entre os brasileiros que pretendem viajar, 86,4% o fará para destinos nacionais – índice 6,2 pontos percentuais acima do registrado em igual período do ano passado.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters