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Política

MTur define próximas ações do projeto ‘Experiências do Brasil Rural’

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Ao todo, oito rotas foram selecionadas pelo projeto divididas em quatro cadeias agroalimentares

Os Ministérios do Turismo e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciaram as próximas ações para o andamento do projeto “Experiências do Brasil Rural”. Os selecionados foram conhecidos oficialmente no último dia 24 de maio e a partir da próxima semana irão iniciar a etapa de diagnóstico, onde serão avaliados aspectos relacionados à experiência, hospitalidade, qualidade técnica e gestão e marketing dos roteiros.

De acordo com o cronograma proposto, após a etapa de diagnóstico, os empresários, empreendedores e produtores rurais participarão de capacitações, mentorias, seminários, oficinas de experiências e ações de promoção e apoio à comercialização de seus roteiros. A expectativa é de que as experiências desenvolvidas a partir do Projeto possam ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.

Ao todo, oito rotas foram selecionadas pelo projeto divididas em quatro cadeias agroalimentares: do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia, localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a necessidade de se trabalhar os roteiros para o desenvolvimento do turismo rural no país. “Sabemos que é uma atividade que representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos nos municípios abrangidos pelas rotas. Temos que estruturar o potencializar ainda mais estas experiências, para aumentar a competitividade do mercado turístico brasileiro”, destacou.

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