Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur realiza 3º Encontro do Fórum de Segurança Turística

011707d1 2db9 4e95 81ae f60065686923 MTur realiza 3º Encontro do Fórum de Segurança Turística

3º encontro do Fórum de Segurança Turística (Daniel Silva/MTur)

O Ministério do Turismo (MTur) realizou nessa terça-feira (18), em Brasília (DF), o 3º encontro do Fórum de Segurança Turística – SEGTur. Sob o tema “A importância da prevenção relacionada à defesa civil para o turismo”, a reunião teve entre os objetivos o debate sobre questões relacionadas ao eixo da Defesa Civil, do programa “Turismo Responsável”.

Além do MTur, o evento contou com a participação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); da Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião (SP); da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entre as medidas propostas pelos participantes, estavam o lançamento do caderno didático: “Caminhando para a resiliência no turismo – Gestão de crises e desastres”, uma parceria do Ministério do Turismo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A cartilha tem o objetivo de ampliar o conhecimento básico sobre a temática gestão de crises e desastres e, compartilhar referências internacionais relacionadas ao setor do turismo.

Durante a reunião, o Projeto Falésias apresentou as principais ocorrências em regiões brasileiras que possuem falésias. Discutindo também sobre a segurança turística, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apresentou o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a população e restabelecer a normalidade social.

A Secretária de Turismo de São Paulo esteve presente e compartilhou com as autoridades as ações que foram empenhadas após a tragedia em São Sebastiao. Além disso, a Sobrasa apresentou as ações que vem desenvolvendo pelo país, com o objetivo de diminuir o número alarmante de afogamentos, envolvendo as melhores técnicas e a melhor forma de difundir o conhecimento entre a população.

Receba nossas newsletters