Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Reunião do Conselho Estadual do Turismo ressalta avanços do setor em 2019

Reunião do Conselho Estadual do Turismo ressalta avanços do setor em 2019

Reunião do Conselho Estadual do Turismo ressalta avanços do setor em 2019

O Conselho Estadual de Turismo reuniu-se nesta quarta-feira (13), na sede da Fecomércio, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na pauta, os avanços em importantes temas do Turismo no ano de 2019 como o Salão Estadual do Turismo, o Stopover, o banco de diárias e a repercussão da assinatura do decreto que reduz o ICMS/QAV para as empresas aéreas, lançado nesta terça (12), no Palácio Guanabara.

Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, que também preside o Conselho, abriu a reunião, falando sobre os resultados positivos da volta do Salão Estadual do Turismo, que aconteceu em agosto. Diversas instituições públicas e privadas, pertencentes ao trade turístico, participaram do encontro que é realizado bimestralmente e é fundamental para a aproximação e união de esforços de todos os agentes públicos e privados, para o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado.

Otavio Leite destacou também ações relacionadas às parcerias com as cias aéreas com o objetivo de ampliar o número de turistas que chegam ao Rio de Janeiro. A criação de um banco de diárias para a captação de eventos no Rio de Janeiro também esteve em pauta. Esta é uma das estratégias para captar eventos, congressos, feiras, jornadas científicas e simpósios, proporcionando descontos em hospedagem, bares e restaurantes, tornando mais atrativa e barata a estadia no Rio de Janeiro.

“O Estado vai fazer um esforço fiscal e, ao mesmo tempo, a hotelaria vai oferecer espaços ociosos de seus aposentos para criar um banco de diárias, a fim de que ele sirva de um instrumento importante na captação de eventos”, explica Otavio.

Sobre o decreto do ICMS/QAV, Otavio ressaltou o anúncio feito pelo presidente da Gol, Paulo Kakinoff, de que a nova alíquota irá resultar em um aumento de 17% na oferta de assentos, no ano de 2020 em relação a 2019. Ao todo, serão 17 novos destinos que terão aumento na oferta que elevará o crescimento mínimo para se habilitar à faixa dos 15%, da contrapartida sugerida pelo Estado.

“Estamos empenhados em fazer do turismo algo relevante para o Rio e para o Brasil. O Stopover, por exemplo, é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. Estamos trabalhando isso com a TAP. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, aumentar muito o fluxo de turistas”, concluiu o Secretário.

Receba nossas newsletters