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Política / Serviços

Cinco empresas brasileiras vencem ‘Smart Challenge’ promovido pelo BID e OMT

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O Smart Challenge selecionou empresas inovadoras para ajudar no desenvolvimento turístico do Caminho dos Jesuítas (Jefferson Bernardes/MTur)

O Caminho dos Jesuítas na América do Sul agora terá apoio de startups inovadoras para acelerar o desenvolvimento da rota. O Ministério do Turismo, juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Mundial do Turismo (OMT), anunciou ganhadores do Smart Challenge, desafio que buscou identificar soluções para a integração do Caminho e para a retomada das atividades turísticas da região.

Das 10 empresas vencedoras, cinco são brasileiras. São elas: “Caminhos Jesuítas: viagem imersiva”, que oferece produção de imagens fotográficas, vídeos e experiências em realidade virtual e aumentada; “Glocal Audioguide”, aplicativo digital de audioguia que permite ao turista conhecer as histórias dos lugares de forma autônoma; “iFriend”, plataforma digital que conecta viajantes e peregrinos a serviços turísticos, como guias de turismo, tours guiados, serviços de tradução e intérprete e transporte; “Smart Traking”, que auxilia as autoridades de saúde a rastrearem casos de Covid-19 na região, e “WiFi.TUR Edge Computing”, que disponibiliza informações turísticas na rede WiFi mesmo sem acesso à Internet.

Três dessas startups – iFriend, Smart Traking e Glocal Audioguide – integram a Câmara de Turismo 4.0, criada pelos ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações para fomentar a criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país.

“O Caminho dos Jesuítas é um importante produto turístico multidestino, um dos símbolos do Turismo Religioso no Brasil. É um atrativo de extremo potencial que, se bem estruturado e integrado a partir de ideias inovadoras, poderá atrair milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, impulsionando a atividade turística e a economia locais”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado.

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