Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Governo investirá R$ 7,3 bi em aeroportos brasileiros

O “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, lançado hoje (20/12) no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, atende a 30 destinos turísticos. A primeira fase do plano, elaborada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República com o apoio do Ministério do Turismo, prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos brasileiros.

“A inclusão de destinos turísticos no plano vem reforçar as diversas iniciativas que o governo brasileiro tem adotado para aumentar a competitividade do Turismo nacional”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Dos 30 aeroportos beneficiados nos destinos, o Nordeste foi contemplado com 12, o Sudeste com seis, o Centro-oeste com cinco, o Norte com quatro e o Sul com três.

O plano é um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária. O programa tem o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros aos serviços aéreos. A meta é que 96% da população esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto com condições de receber voos regulares.

As ações para os aeroportos integram o Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto para os setores ferroviários e rodoviários e, no início de dezembro, para a área portuária do País. Entre as medidas previstas está a concessão dos aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG). Ela segue o modelo usado em Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas/SP) e Brasília (DF), no qual a Infraero permaneceu como acionista das concessionárias, com 49% do capital social.

Confira a lista de aeroportos com vocação turística que foram atendidos pelo Programa de Investimentos em Logística:

– Foz do Iguaçu (PR)
– Ilhéus (BA)
– Fernando de Noronha (PE)
– Angra dos Reis (RJ)
– Porto Seguro (BA)
– Caldas Novas (GO)
– Barreirinhas (MA)
– Lençois (BA)
– São Raimundo (PI)
– Araxá (MG)
– Barcelos (AM)
– Juazeiro do Norte (CE)
– Paranaguá (PR)
– Jijoca de Jericoacoara (CE)
– Parintins (AM)
– São João Del Rei (MG)
– Bonito (MS)
– Aracati (CE)
– Corumbá (MS)
– Santarém (PA)
– Maragogi (AL)
– Cáceres (MT)
– Diamantina (MG)
– Parnaíba (PI)
– Caxambú (MG)
– Mateiros (TO)
– Ouro Preto (MG)
– Alto Paraíso de Goiás (GO)
– Gramado (RS)
– Canindé de São Francisco (SE)​

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters