A internet foi a principal fonte de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012. Em 2010,a rede tornou-se o principal meio para saber sobre turismo. Os dados constam no estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na segunda posição, amigos e parentes aparecem com 1,45 milhão. Em terceiro lugar, com 903 mil estrangeiros, estão as informações que chegam por meio de viagens a trabalho.
“O estudo mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os destinos devem estar atentos a essa tendência para atrair não apenas os estrangeiros, mas o próprio brasileiro”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.
A internet se diferencia dos guias de viagem e meios convencionais de promoção do turismo porque expõem a avaliação dos próprios usuários que estiveram nos hotéis, pousadas e pontos turísticos. O TripAdvisor, por exemplo, já acumulou 100 milhões de opiniões de visitantes virtuais.