Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

MTur quer política de qualificação profissional; meta é 240 mil vagas

O Ministério do Turismo deu o primeiro passo para criar uma Política Nacional de Qualificação Profissional. Nesta terça-feira (13/08), o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, e a diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo, Marcela Jeolas, se reuniram, em Brasília, com representantes de entidades de defesa de empresários e trabalhadores do setor de Turismo.

A reunião marca o início de um debate sobre a necessidade de investir em qualificação profissional. Atualmente, o MTur oferece o Pronatec Turismo, criado com base no programa do Ministério da Educação. A meta é oferecer 240 mil vagas em 54 cursos integralmente presenciais em ocupações de base do setor turístico, em 120 municípios brasileiros, até 2014. “Vamos identificar os problemas relacionados à qualificação e iniciar um programa próprio do MTur”, disse o secretário Fábio Mota.

De acordo com os representantes do setor, o desafio é capacitar os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho. “Precisamos requalificar os funcionários de hotéis, bares e restaurantes”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Moacyr Auersvald.

Participaram da reunião representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), do Resorts Brasil, da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Receba nossas newsletters