Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

ONG capacita empreendimentos turísticos com impacto socioambiental na Bahia

O Projeto Turismo + Sustentável selecionou 10 empreendedores do sul do estado para capacitação e mentoria.

O Projeto Turismo + Sustentável selecionou 10 empreendedores do sul do estado para capacitação e mentoria.

O programa de mentoria e capacitação gratuita do Projeto Turismo + Sustentável, iniciativa da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), teve início no sul da Bahia.  Ao todo, 10 empreendimentos locais ligados ao turismo com impacto socioambiental foram selecionados.

Foram selecionados empresas que têm relação direta ou indireta com a atividade turística, como agências, receptivos e guias turísticos, pousadas e associações locais, entre outros, que geram impactos socioambientais positivos e atuam em pelo menos um dos oito municípios do projeto no Estado da Bahia: Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras. São eles:
bahia empreendimentos

Os empreendimentos em questão já começaram a participar do programa de seis meses de mentoria virtual gratuita em empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, turismo sustentável, comunicação e marketing. Ao final, eles também receberão um investimento semente, oferecido pelo projeto.

São três mentores fixos que darão diversas aulas e mentorias individuais, como Gestão de Negócio e Empreendedorismo, Marketing e Comunicação e Turismo Sustentável, além de outros consultores que são envolvidos pontualmente conforme o tema.

Os negócios foram bem distribuídos no território de atuação do projeto e representam diferentes segmentos. As mentorias estão acontecendo remotamente, de uma a duas vezes por semana, e consistem em aulas e palestras em grupo e mentorias individuais.

Os negócios estão sendo diagnosticados e avaliados pelos mentores. Após três e seis meses, novas avaliações serão feitas para mensurar a evolução. A Raízes Desenvolvimento Sustentável é a consultoria responsável pela execução.

“Ao final dos seis meses queremos ter no mínimo um MVP (Produto Mínimo Viável) de cada negócio implantado e testado no mercado, por exemplo, um novo roteiro integrado, fomentando visitação em unidades de conservação”, explicou Thais Guimarães, da ONG Conservação Internacional.

“Até o final da mentoria faremos um investimento semente em cada negócio, no valor total de R$160 mil, distribuídos entre os 10 selecionados, mediante as necessidades que serão priorizadas entre os mentores e os empreendedores”, finalizou. Este recurso, segundo Thais, é proveniente do projeto Turismo + Sustentável, criado pela Conservação Internacional, com apoio do WWF-Brasil.

Receba nossas newsletters