Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Quarta queda consecutiva da confiança dos comerciantes acende alerta para 2024, diz CNC

Compras Valter Campanato Agência brasil Quarta queda consecutiva da confiança dos comerciantes acende alerta para 2024, diz CNC

A sequência de retrações levanta preocupações em relação às perspectivas para o setor no próximo ano (Valter Campanato/Agência Brasil)

A confiança dos comerciantes brasileiros registrou sua quarta queda consecutiva em dezembro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice atingiu 108,9 pontos, tendo uma redução mensal de 1,4%. A sequência de retrações levanta preocupações em relação às perspectivas para o setor no próximo ano.

Na comparação com dezembro de 2022, a queda foi ainda mais expressiva, de 13,2%. “A trajetória descendente que observamos ao longo do ano pode ser atribuída a diversas incertezas, como as preocupações com possíveis aumentos da carga de impostos após a aprovação da reforma tributária e os sinais de um ambiente econômico desafiador em 2024”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O principal fator da queda da confiança dos empresários foi o indicador que aponta a percepção sobre as condições atuais da economia, que diminuiu 3,1% em relação ao mês anterior. Essa tendência de queda das expectativas econômicas reflete-se em outros indicadores, como a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela CNC, nesta terça-feira (19 de dezembro), e nas revisões para baixo das projeções de crescimento econômico para 2023, conforme indicado nos relatórios do Boletim Focus.

Receba nossas newsletters