Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Serviços

Setur-SP cria site para disseminar boas práticas no enfrentamento da crise

Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo em São Paulo

Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo em São Paulo

Como parte do esforço para retomada do turismo após o impacto da Covid-19, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), formada por professores da Universidade de São Paulo (USP), criou uma plataforma para disseminar boas práticas, dados econômicos, campanhas e linhas de crédito, dentre outras ações para o setor.

Batizada de “Mutirão do Turismo”, a iniciativa foi apresentada pelo secretário Vinicius Lummertz durante uma conferência online na tarde desta segunda-feira (4), com mais de 180 participantes, entre prefeitos e secretários municiais de todo o Estado. Na reunião também foi definida uma agenda de videoconferências com as 70 estâncias e os 140 municípios de interesse turístico (MITs) para tratar da mobilização para as medidas de enfrentamento e diminuição dos efeitos da Covid-19.

As ações iniciais estão reunidas no site do Mutirão do Turismo, que está dividido em temas. A seção de boas práticas, por exemplo, mostra iniciativas em áreas diversas, como nos segmentos de alimentação e hotéis, doações e incentivos ao pequeno comércio. São ideias inspiradoras que podem ser compartilhadas e ajudar a amenizar as dificuldades deste momento.

A plataforma também dá acesso ao Programa de Crédito Turístico, criado pela Secretaria de Turismo com a Desenvolve SP para viabilizar linhas de financiamento em condições especiais oferecidas por instituições parceiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo e BNDES.

Desde 17 de março, o programa já recebeu mais de 1,8 mil pedidos de recursos, sendo 97% deles para capital de giro. “Esse fôlego é importante em um cenário como o atual. Como mais da metade dos pedidos são de pequenas e médias, em algum momento esta ajuda chegará aos que ficaram sem reservas para enfrentar a crise”, diz Vinicius Lummertz.

O site do Mutirão também publica as edições diárias dos boletins do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), produzidos desde março para monitorar a evolução da Covid-19 e seus efeitos no setor, um dos mais afetados pela crise. Os boletins trazem informações gerais, dados econômicos, estudos e as recomendações das instituições de maior credibilidade sobre o assunto no país e no mundo.

A plataforma reúne ainda todas as campanhas realizadas pela Secretaria de Turismo nas redes sociais durante a pandemia as últimas notícias sobre o turismo paulista no atual contexto. Por fim, há uma lista de dez princípios para lidar com os desafios do momento e ajudar a construir um novo turismo no período pós-crise.

SERVIÇO: https://mutiraodoturismo.com.br

Receba nossas newsletters