Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Tecnologia

Turistas terão que baixar aplicativo para entrar em Fernando de Noronha

fernando_de_noronha_1

Fernando de Noronha reabre para o turismo no dia 10 de outubro

A partir do dia 10 de outubro, a ilha de Fernando de Noronha vai reabrir para o turismo. E só poderão ter acesso à Ilha aqueles que apresentarem o exame RT-PCR negativo e fazer uso do aplicativo Dycovid, que utiliza Bluetooth e GPS para identificar contatos de risco entre os usuários, em decisão do Governo de Pernambuco.

O Dycovid pode analisar o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela Covid-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição. Ao todo, o app conta com três graus de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que estiveram um maior período mais próximas ao contaminado.

O aplicativo conta com um “contact tracing” com capacidade de utilizar o Bluetooth e GPS para ajudar no distanciamento. Assim, a população consegue acessar mapas de risco e, periodicamente, receber notificações caso tenham sido expostos e tenham chances de contaminação. Além de locais, o contact tracing analisa também a aproximação entre os usuários e consegue avisar caso pessoas que tiverem contato entre si testem positivo ou relatem sintomas da doença.

unnamed

O aplicativo conta com um “contact tracing” com capacidade de utilizar o Bluetooth e GPS para ajudar no distanciamento

“Imagina que chega na parada um ônibus cheio de pessoas infectadas com Covid-19, elas descem do veículo, e você deseja entrar para seguir sua viagem, mas as partículas infecciosas continuam lá”, exemplifica Matheus Rodrigues, CEO da Mamba Labs, desenvolvedora do aplicativo. “Esse cenário e situações de risco similares, são notificadas pelo aplicativo”, complementa.

“O Dycovid não coleta nenhuma informação do usuário e nenhum dado pessoal é adicionado. O sistema de privacidade faz com que a identificação do contato seja realizada pelo próprio aparelho, sendo possível a impossível a individualização. O aplicativo está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e assim que o usuário desinstala a aplicação, todo o registro de dados é perdido”, informou a Mamba Labs.

Receba nossas newsletters