Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Porto Alegre pretende internacionalizar o Turismo de Galpão em 2017, diz secretário

luis-fernando-moraes-secretario-de-turismo-de-porto-alegre

O secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, participou do Roadshow M&E AO VIVO, nessa terça-feira (13)

Porto Alegre quer internacionalizar uma das festas mais culturais e temáticas do Brasil: o Acampamento Farroupilha, que acontece agora entre os dias 03 e 20 de setembro. Todo ano uma série de apresentações artísticas e musicais se misturam com as dezenas de piquetes que espalham a gastronomia e cultura gaúcha pelo Parque Harmonia, área verde central da capital. Em 2013, ganhou um grande e importante aliado para fazer da festa uma possível realidade no calendário internacional: o Turismo de Galpão.

Isto é o que pensa o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, em entrevista durante a quinta etapa do Roadshow M&E AO VIVO. “Lançamos um programa de turismo criativo na cidade, que se insere no Acampamento Farroupilha, festa construída numa pequena cidade de galpões e piquetes espalhados pelo parque. As pessoas cultivam as tradições, fazem festas e isso chama os turistas. Há três anos temos oficinas ligadas à tradição gaúcha dentro deste galpões e acredito que, a partir do quarto ano, o evento chega a um nível de maturidade que permitirá a venda no mercado internacional como um novo produto”, disse.

03

Mapa do evento deste ano

Para ele, são muitos anos na tentativa de transformar ou até mesmo criar um novo produto turístico ligado à tradição gaúcha, “que é o nosso maior patrimônio. Eu digo que prédio histórico e museu têm em tudo que é cidade, o que muda mesmo são as pessoas e a cultura, que aqui no Rio Grande do Sul é muito forte e peculiar, mas ainda mal explorada. Por conta disso, acredito que o Turismo de Galpão fez os piquetes, que sempre estiveram presentes, poderem se abrir ainda mais para os turistas e moradores. Essa interação é o ‘pulo do gato’ na fomentação do Turismo Criativo dentro do evento”, frisou Luiz.

Receba nossas newsletters