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Política

Embratur e Sebrae discutem com Planejamento proposta da criação da Abratur

Vinicius Lummertz_presidente da Embratur_Foto Eric Ribeiro (7)

Vinicius Lummertz,_presidente da Embratur -Foto Eric Ribeiro

A reunião prevista com o presidente Michel Temer  para essa terça-feira (21), com representantes do MTur, Sebrae e Embratur,  sobre a transformação do Instituto, na Agência Brasileira de Turismo, foi adiada. Antes da decisão, a Casa Civil optou por um encontro entre representantes das partes interessadas, junto com representantes do Ministério do Planejamento para discussão do tema, o que deve acontecer nas próximas horas.

A ideia inicial do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz era de que a mudança viesse a ocorrer ainda esse mês. Segundo o dirigente a conversão da Embratur numa agência é fundamental para que o Brasil possa investir em promoção com mais recursos e eficiência. Lummertz lembra que já atuou como diretor do Sebrae durante 15 anos. “Fui um dos responsáveis pela formatação do novo Sebrae e apoei a criação da Apex. Não há porque manter uma posição de conservadorismo e burocrática. Temos que avançar como acontece com outros países que investem em promoção”, destacou ele.

O presidente da Embratur destaca ainda que como agência o Instituto poderá contar com mais recursos, uma equipe técnica com participação de empresários do setor, além de permitir o apoio a comercialização no exterior de pequenas e médias empresas. “Só isso justifica a criação da nova agência”, afirma. Países como Argentina, México, Colombia chegam a investir até 10 vezes mais do que o Brasil em promoção. “Apenas o Mexico investe US$ 490 milhões em promoção e nós tivemos em 2016 apenas US$ 16 milhões”, exemplifica.

A diretoria do Sebrae se posiciona contrária a mudança por entender que a liberação de R$ 400 milhões do Sistema Sebrae para criação da Embratur não se justifica.

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