Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Arena Copacabana ganha selo sustentável

Rosa Masgrau, do M&E, com Alex Turnes, Elaine Cordeiro e Douglas Viegas, do Arena Copacabana

Rosa Masgrau, do M&E, com Alex Turnes, Elaine Cordeiro e Douglas Viegas, do Arena Copacabana


Em tempo de escassez de recursos, o Arena Copacabana está se tornando um exemplo para a hotelaria brasileira. Inaugurado em 2009, desde 2010 o hotel implementou uma série de ações que permitiu a redução do consumo de água em 40% e do consumo de energia em 35%. Isso fez com que o empreendimento se tornasse o primeiro no Brasil a receber o chamado “selo verde” do Inmetro.

“Fazemos o tratamento da água descartada no chuveiro e nos lavatórios para que ela seja reaproveitada nas descargas, que são as grandes vilãs do consumo de água”, explicou o gerente geral do hotel, Douglas Viegas. Segundo ele o impacto foi imediato, com a redução de 40% na conta, o que fez com que o investimento fosse pago em apenas alguns meses. No mesmo ano o Arena substituiu todas as lâmpadas do hotel para equipamentos de LED, que resultaram em uma economia de 35%.

Neste ano a rede inaugura dois novos empreendimentos no Rio de Janeiro, o Arena Leme (em junho) e o Arena Ipanema (em novembro). Ambos já estão sendo construídos com o conceito sustentável. “Quando nos preocupamos com estes conceitos desde a construção, o investimento acaba sendo cerca de 30% maior, mas são recursos que acabamos recebendo de volta a longo prazo”, contou o diretor da rede Alex Turnes.

Anderson Masetto, de Madri

Receba nossas newsletters