Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Rio 2016 terá o maior legado desde Barcelona 1992, diz COI

Dilma Rousseff com os presidentes dos Comitês e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (Foto: Roberto Stuckert Filho)

Dilma Rousseff com os presidentes dos Comitês e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (Foto: Roberto Stuckert Filho)


A contagem regressiva de um ano para o início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 já começou. Será a primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul. É por este marco histórico que autoridades como a presidente Dilma Rousseff, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e os presidentes do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, e do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, estiveram na cidade olímpica para dar o “pontapé inicial” neste momento “pré-olímpico”.

Para a presidente Dilma Rousseff, os eventos-teste terão uma importância extrema já que serão os responsáveis pelas críticas, conselhos e opiniões sobre os locais onde as modalidades serão praticadas. “Daqui a exatos 366 dias, a pira olímpica será acesa no Maracanã, após percorrer todo o nosso país. O coração do Brasil já começou a bater mais forte e tende a acelerar ainda mais quando nele se cruzarem dois sentimentos: a emoção e a alegria. O Brasil se tornará, até então, o primeiro país a sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas na América do Sul. Para isso, continuaremos trabalhando, visto que ainda temos muito a fazer. Nos próximos meses, os eventos testes nos ajudarão a ajustar os últimos detalhes”, disse a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Já o presidente do Comitê Olimpíco Internacional, Thomas Bach, afirmou
que o legado das Olimpíadas será o maior desde Barcelona, em 1992. ”Essa
será a maior legado desde Barcelona, em 1992. Os Jogos Olímpicos acabam
criando postos de trabalho e um legado único para todo o país. Queremos
que os jogos de 2016 seja um evento totalmente inclusivo. Essa cidade
será o centro do universo por duas semanas incríveis. Parece que foi
ontem que o Brasil foi escolhido como o primeiro país da América do Sul a
receber as Olimpíadas. Bilhões de pessoas ao redor do mundo estarão
ligados no Brasil. Esse será o momento do Brasil. Estamos certos que
esses jogos irão mexer com o mundo. Vocês cariocas e brasileiros
precisarão combinar paixão e eficiência”, disse Thomas Bach.

Para a presidente, o Rio de Janeiro está praticamente pronto para receber os jogos, desde a segurança dos atletas e turistas, até a mobilidade urbana e o próprio carisma do brasileiro. “O Rio de Janeiro é um lindo cenário, desde a Grécia antiga, para se realizar uma Olimpíada. Essa será uma edição muito especial dos Jogos Olímpicos. Entregaremos todas as condições de infraestrutura, segurança pública, hospitalidade e mobilidade em dia para os jogos Rio 2016”, disse.

A presidente completou: “nosso povo ergueu uma das nações mais diversas do planeta. Étnica e culturalmente, com capacidade criativa, habilidade e solidariedade. São com esses valores que trabalhamos duro para fazer dos jogos a melhor festa que o esporte mundial já viveu. Essa é, para nós, a vitória mais importante, na qual tenho certeza que vamos alcançar juntos”, disse.

Nesta contagem regressiva, que tem início hoje, uma extensa programação cultural e eventos-teste em diversas modalidades olímpicas estarão ocorrendo. O evento institucional, do qual participam as autoridades públicas nesta quarta (5), terminou com shows no Rio. Artistas da cidade, como Diogo Nogueira, Roberta Sá e Zeca Pagodinho, cantaram sambas clássicos que contam a história da cidade.

Mais cedo, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos fez um panorama dos jogos em coletiva realizada na Arena 3, local mais avançado das obras. O prefeito Eduardo Paes levou jornalistas estrangeiros para conhecerem as instalações. São nove instalações esportivas no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e, segundo o prefeito, já tem 82% das obras concluídas. Todas as obras estruturais, de acordo com Eduardo Paes, está dentro do prazo.

No último dia 29 de julho, em reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), no Rio de Janeiro, o Ministro do Turismo voltou a tocar no assunto “isenção do visto olímpico” para os norte-americanos. “Essa questão dos vistos, essa luta sozinho não iremos vencer. Logo essa proposta estará sendo votada, mas precisamos de parceria com os estados que é a grande força do turismo brasileiro. Se a coisa complicar, vamos tentar via Congresso Nacional e apresentar uma medida provisória a fim de estabelecer excepcionalmente de maneira temporária a isenção de vistos para os turistas norte-americanos.

Receba nossas newsletters