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Aviação

Qatar Airways decide adiar voo mais longo do mundo para fevereiro de 2017

Qatar não tem B777-200LRs suficientes para iniciar operações, e coloca a culpa na Airbus

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B777-200LR é a única aeronave comercial capaz de realizar as operações do voo mais longo do mundo (em duração)

A Qatar Airways decidiu adiar o início das operações do voo que será o mais longo do mundo, entre Doha, no Catar, e Auckland, na Nova Zelândia. Diferente do que já estava programado, o voo mais longo do mundo agora tem previsão para decolar no dia 03 de fevereiro de 2017. Aparentemente, de acordo com a própria Qatar, o atraso está diretamente ligado a uma falta de Boeing 777-200LRs em sua frota, único modelo capaz de operar na rota.

As unidades da fabricante norte-americana estão em serviço em outras rotas que deveriam ser operadas pela frota de Airbus A350, mas atrasos na entrega da fabricante francesa acarretou toda esta mudança no quadro de operações, como um “efeito dominó”. Com isso, o início das operações do voo mais longo do mundo acabou sendo afetado. Quem “sofre” com o atraso é a America do Sul, que quer se tornar protagonista dos planos da Qatar Airways nesta operação. O CEO Akbar Al Baker já até abriu o jogo sobre as possibilidades de lançar operações entre as cidades de Doha (Qatar), Santiago (Chile) e Auckland (Nova Zelândia).

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Tempo de voo aproximado ultrapassaria as 18 horas

Caso tudo dê certo, no dia 03 de fevereiro de 2017 será lançada o mais novo voo mais longo do mundo (em duração), com cerca de 18 horas e 20 minutos non-stop entre as duas cidades. Por outro lado, a operação se tornaria a segunda mais longa no quesito “distância”, uma vez que a própria Emirates já se prepara para lançar operações entre Dubai e a Cidade do Panamá, com voos que terão a duração de 17 horas e 35 minutos, mas que superam a rota Doha-Auckland no número de milhas náuticas percorridas.

O M&E já cogitava uma possível dificuldade da Qatar Airways em gerenciar sua malha aérea de B777-200LRs, lá em janeiro, quando a companhia só possuia nove unidades em sua frota. Na época, o M&E até tinha feito uma suposição: “caso a Qatar Airways decidisse, por exemplo, alocar duas frequências semanais, seriam necessários quatro B777-200LRs somente para esta rota. De acordo com os números revelados pela Boeing, o modelo tem um alcance de até 15,771 quilômetros, algo que chegaria perto do limite das aeronaves a cada rota operada.

Parece que a Qatar Airways decidiu seguir a Emirates no quesito “adiamento de operações”, já que a companhia dos Emirados Árabes Unido também decidiu adiar o início das suas operações entre as cidades de Dubai e Cidade do Panamá. Marcado para começar no dia 31 de março, o voo que se tornará o mais longo do mundo (em distância) pode só ter ínicio em 2017. De acordo com a Emirates Airline, o motivo para o adiamento da rota que levaria 17 horas e 35 minutos para ser completada tem a ver diretamente com “fatores operacionais”.

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