Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Clia reúne autoridades em Brasília para discutir gargalos do setor de cruzeiros

Marco Ferraz, presidente executivo da Clia Brasil

Marco Ferraz, presidente executivo da Clia Brasil

BRASÍLIA – A sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, é palco – na manhã desta quarta-feira (30) – de uma profunda discussão sobre o setor de cruzeiros marítimos no Brasil. Recentemente, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, afirmou que o setor regrediu 14 anos, com apenas seis navios. O objetivo do evento organizado pela Clia Brasil, é buscar soluções para os gargalos que impedem hoje o crescimento do setor.

No Brasil, a oferta de embarque está em 350 mil leitos e a meta é buscar medidas para alavancar o mercado. Promovido pela Clia Brasil, o evento tem como objetivo debater o potencial do setor e os principais gargalos para a atração de mais navios ao Brasil. Participam do seminário, o ministro do Turismo Marx Beltrão e representantes do Ministério dos Transportes, Receita Federal, Anvisa, e gestores de destinos que recebem grandes navios, como Angra dos Reis (RJ) e Ilha Bela (SP).

“A atividade de cruzeiros, como outras tantas turísticas, passa por um momento de reflexão e, para retomar promissores horizontes, precisa colocar em pauta todos os entraves e desafios que deixam o Brasil na contramão do que acontece em todo o mundo, onde se percebe o crescimento consolidado, na casa de 4% ao ano, tendo como projeção mais de 25 milhões de cruzeiristas em 2017”, afirmou Ferraz.

Nas três últimas temporadas, o setor de cruzeiros marítimos injetou mais de R$ 6,39 bilhões na economia brasileira e transportou 1,69 milhões de passageiros. Os destinos que recebem navios são beneficiados em diferentes aspectos com o aumento do fluxo de turistas, o que movimenta o comércio e gera empregos.

“O crescimento do setor depende de mais projetos e investimentos em questões como infraestrutura, custos, regulação e tributos, assim como de investimentos para que a vasta faixa litorânea do Brasil e seus portos sejam utilizados ao máximo, fomentando novos destinos”, destacou. “Queremos, com esse evento, criar um ambiente favorável de discussões no qual agentes governamentais, empresários e especialistas”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO
O primeiro painel falará sobre “A indústria de Cruzeiros no Brasil e no Mundo” e terá a participação de Marco Ferraz, Adrian Ursilli (MSC), Rene Hermann (Costa Cruzeiros), Estela Farina (NCL) e Mário Franco (Royal Caribbean). O segundo tratará dos “Desafios da Regulação no Brasil”, com a participação da Marinha, Antaq e Conapra. Na parte da tarde, entrarão em discussão a proteção e vigilância, a infraestrutura e os terminais de passageiros.

Receba nossas newsletters