Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda e oferta de voos domésticos no Brasil cai em novembro de 2016

Mercado global de aviação comercial registrou ocupação total de 78.9%

Mercado global de aviação comercial registrou ocupação total de 78.9%

Um relatório divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) nesta quarta-feira (11/01), mostrou o balanço do mercado aéreo mundial para o último mês de novembro. Segundo a entidade, comparado a 2015, o Brasil perdeu 1,6% em demanda por voos domésticos e sofreu uma queda de 5,2% na oferta de assentos oferecidos, sendo um dos únicos dois países, ao lado do Japão, a sofrer queda nos índices no período.

Apesar dos números negativos, o balanço da IATA também mostrou um avanço nas ocupações das aeronaves nos trajetos nacionais, com um aumento de 2,9% em comparação com novembro 2015, atingindo um total de 80.9% no acumulado do ano passado até o período analisado.

Entre os destaques de crescimento no mercado de voos domésticos para novembro estão a Índia, com índices maiores de demanda em 22,3% e oferta com 20,2%, a China, com uma maior demanda de 14,9% e oferta de 13,9% e fechando o grupo dos dois dígitos de crescimento, a Rússia, com números superiores de 15,5% e 15,8% de demanda e oferta, respectivamente.

Mercado mundial

O relatório da IATA apontou também os índices globais do mercado aéreo mundial. Os maiores destaque ficam com o Oriente Médio, que registrou crescimentos de 11% em demanda e oferta, em comparação com novembro de 2015, e Ásia que viu a demanda por voos do continente crescer em quase 10% e a oferta de assentos subir 8,6%.

A América Latina teve um crescimento mais brando entre novembro de 2015 e o ano passado, superando apenas a América do Norte nos índices continentais, com uma demanda 4,8% maior e uma oferta 1,1% superior.

Receba nossas newsletters