Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

ABIH propõe limitar comissão das OTAs e regulamentar Airbnb; setor vive pior crise da história

Dilson Jatahy

Dilson Jatahy

A recente divulgação da pior taxa de ocupação em 30 anos da hotelaria na Bahia (de 38,5% em media) e de outros estados, aliada ao fechamento de pequenos hotéis e a concorrência considerada “desleal” do site de locação residencial Airbnb, levaram a ABIH Nacional a constatar que o setor vive uma das piores crises da história. Segundo Dilson Fonseca Jatahy, presidente da Associação Brasileira de Hotéis, a crise no setor foi agravada com o alto comissionamento pago aos sites de venda. Confirmou que a entidade prepara um projeto de lei que venha estabelecer um comissionamento máximo de 10% pago aos sites contra os 19% atuais.

“Não é apenas a Bahia, mas toda a hotelaria nacional passa por um momento de crise nunca visto. E a situação tende a se agravar com a Olimpíada e o início da baixa temporada. Temos que rever a atuação da Airbnb que não tem o mesmo ônus tributário e as leis que regem o setor da hotelaria. É preciso também delimitar o comissionamento dos sites de venda, já que atualmente da receita total que o setor arrecada, o empresário hoteleiro recebe menos do que 35%”, adiantou.

O dirigente esteve ontem em Brasília, onde discutiu também a questão tributária e a falta de uma política de incentivo ao mercado doméstico. “O Governo tem que rever os altos  impostos que incidem sobre o nosso setor sob o risco de uma crise sem precedentes com fechamento de hotéis e pousadas. Precisamos também de campanhas de incentivo ao mercado doméstico. Creio que a situação só tente a piorar se nada for feito a curto e médio prazo”, alertou.

Leia também: Número de passageiros aéreos em Salvador tem redução de quase 20%; entenda

 

Receba nossas newsletters