Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Com Sauípe, Rio Quente Resorts projeta receita de R$ 600 milhões em 2018

Flavio Monteiro, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente Resorts

Flavio Monteiro, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente Resorts

Em novembro de 2017 o Rio Quente Resorts adquiriu o complexo da Costa do Sauípe, localizado na Bahia, por R$ 140 milhões. Após a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em dezembro, foi dado início ao processo de integração entre os dois empreendimentos. Embora isso ainda esteja em andamento, algumas sinergias já foram encontradas e juntos, a receita bruta projetada para 2018 é de R$ 600 milhões, sendo R$ 360 milhões do Rio Quente e os outros R$ 240 milhões da Costa do Sauípe.

“Juntos somos gigantes”, definiu o diretor de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente, Flavio Monteiro, citando o mote escolhido para comunicar a integração das duas equipes. O executivo destacou que o maior objetivo neste momento é trazer resultados positivos à Costa do Sauípe – que ficou marcada por uma série de prejuízos desde a sua inauguração. “Não é segredo para ninguém que a Costa do Sauípe passou por resultados não tão bons, mas teremos uma gestão forte e sólida para reverter isso”, complementou.

Flavia Possani e Flavio Monteiro, gerente de Marketing e diretor de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente Resorts

Flavia Possani e Flavio Monteiro, gerente de Marketing e diretor de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente Resorts

Monteiro lembrou que o próprio Rio Quente já passou por momentos delicados na época em que foi adquirido pelos grupos Algar e FLC. Na época foi feita um reposicionamento de marca, de Pousada do Rio Quente para Rio Quente Resorts e a inauguração da Praia do Serrado. “Isso mudou o jogo para nós e hoje somos uma empresa muito saudável financeiramente. Tanto que a compra da Costa do Sauípe foi feita à vista e com recursos próprios”, lembrou. “Estou certo de que faremos esta reversão de resultados”, reiterou.

RENOVAÇÕES
E quais são as estratégias para isso? Flavio Monteiro que serão feitos diversos anúncios nos próximos meses. Mas neste primeiro momento ele aposta na integração das equipes e em um plano de investimentos que totaliza R$ 900 milhões até 2020 (incluindo os dois complexos). Neste primeiro ano, ele revelou que serão R$ 66 milhões, sendo R$ 20 milhões para Costa do Sauípe. “Vamos entender quais são os pontos mais críticos e que isso já seja sentido pelo cliente”, disse o executivo, adiantando que inicialmente serão feitas renovações como pinturas, paisagismo e reformas nas áreas comuns.

Equipes comerciais do Rio Quente Resorts e da Costa do Sauípe já estão atuando de forma conjunta

Equipes comerciais do Rio Quente Resorts e da Costa do Sauípe já estão atuando de forma conjunta

RESULTADOS E GESTÃO
Monteiro explicou que a integração total deve demorar cerca de três anos, mas lembrou que as equipes comerciais já estão atuando de forma conjunta, o que – para ele – deve contribuir para bons resultados de uma forma mais rápida. Ele revelou que a taxa de ocupação neste início de ano está bem além do esperado: cerca de 70% em janeiro e com boas expectativas para o Carnaval. “Entendemos que a ocupação não é um problema. Temos a missão de entender quais são os canais mais rentáveis. Sabemos que podemos avançar na gestão operacional”, disse.

 

IMAGEM E PRODUTOS
A ideia, segundo o executivo, é levar toda a expertise do Grupo Rio Quente na comercialização de viagens de lazer e entretenimento para a Costa do Sauípe, que é também muito identificada com o setor de eventos. Da mesma forma, ele tem a expectativa de ampliar as vendas do Rio Quente Resort para o segmento Mice. “Hoje, apenas 8% da receita do Rio Quente Resorts é do Mice. A Costa do Sauípe já teve 30% do seu faturamento vindo dos eventos. Queremos aprender com eles”, disse.

Ainda sobre os produtos que serão ofertados ao mercado, Flavio Monteiro citou a Valetur – operadora do Grupo Rio Quente Resorts. Segundo ele, são cerca de 400 voos fretados por ano para Caldas Novas. Estratégia que deve ser replicada em Sauípe. “Inicialmente, achávamos que não seria necessário, uma vez que a malha aérea de Salvador é bem maior do que a de Caldas Novas. No entanto, já percebemos que em alguns momentos do ano, existe disponibilidade e demanda, mas voos já lotados. Com o tempo iremos estruturar isso”, contou.

RAIO X
Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe
Hotelaria – 12 hotéis e 5 pousadas
UHs – 2, 7 mil apartamentos
Hóspedes – 2,2 milhões/ano
Colaboradores – 4 mil

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters