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Portugal 360: os próximos 10 anos do turismo no Brasil e os exemplos de Portugal

Guilherme Paulus, da GJP, Marcelo Alves, da Riotur, Sergio Aguiar, da Globonews, e Luis Araujo, do Turismo de Portugal

Guilherme Paulus, da GJP, Marcelo Alves, da Riotur, Sergio Aguiar, da Globonews, e Luis Araújo, do Turismo de Portugal

O Rio de Janeiro virou palco do Portugal 360, um dos maiores eventos sobre Portugal já realizados na cidade. Até o próximo domingo (20), profissionais ligados ao setor turístico participam do evento que promete movimentar a Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio. A palestra que abriu oficialmente o evento foi a “Liderar o Turismo do Futuro”, um debate sobre os próximos 10 anos do turismo no Brasil e em Portugal. Mediada pelo jornalista Sergio Aguiar, a palestra foi liderada pelo presidente da GJP, Guilherme Paulus, Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Palestra abriu o Portugal 360 no RJ

Palestra abriu o Portugal 360 no RJ

O primeiro assunto englobou as estratégias do turismo para os próximos 10 anos. Para o presidente da Riotur, Marcelo Alves, falta marketing, falta comunicação, falta colocar o Rio de Janeiro na prateleira do turismo internacional. “O Rio de Janeiro é um destino encantador, mas se não estiver na vitrine, o destino fica sempre em segundo plano. Quando assumimos a Riotur, ficamos decepcionados com a posição do Rio. Hoje, a situação já é outra”, disse Marcelo.

Ele comentou sobre os resultados positivos que começaram a aparecer este ano, após a intervenção federal. “Quanto mais falamos positivamente do Rio de Janeiro, mais os resultados aparecem. No Réveillon, por exemplo, tivemos um recorde de ocupação hoteleira de 87% no período, algo satisfatório, ainda mais agora com 60.000 quartos que temos, o triplo do que tínhamos antes das Olimpíadas. O resultado foi brilhante em ocupação e economia da cidade. O turismo precisa ter o entendimento governamental de benefícios para decolar. Enquanto não tivemos este entendimento em todas as esferas, continuaremos aqui aplaudindo os outros”, completou.

Guilherme Paulus, presidente da GJP

Guilherme Paulus, presidente da GJP

O presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, por sua vez, abordou o desenvolvimento e amadurecimento do turismo de Portugal. “De fato, não havia conhecimento suficiente do que havia para fazer em Portugal. Hoje, a situação é diferente. Nos últimos dois anos, criamos 75.000 postos de trabalho só para o turismo. Uma contribuição importante para a economia. Fizemos de Portugal como um destino único e importante. Agora, queremos duplicar a receita. Queremos aumentar o número de turistas e queremos uma atividade socialmente responsável. Queremos que as pessoas reconheçam o turismo como uma atividade positiva e que tenha uma mão de obra qualificada”, disse Luis.

Luis Araujo, presidente do Turismo de Portugal

Luis Araujo, presidente do Turismo de Portugal

Guilherme Paulus, presidente da GJP, afirmou que Portugal cresceu e se planejou, um grande exemplo para o Rio de Janeiro e Brasil. “O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas que temos no mundo. E o turismo é a arte de bem receber. Nós da hotelaria é que recebemos estas pessoas. E quando recebemos as pessoas em nossa casa, é preciso ter um bom serviço. Uma boa cama, uma boa internet e de graça, um trabalho que precisa ser feito cada dia mais. E precisamos também tomar conta da segurança, é um problema do mundo todo. Como fazemos isso? O turismo pode ajudar a resolver. A Embratur trabalha fortemente a questão dos vistos, outro fator que vai ajudar muito. O Brasil precisa trabalhar mais para que podemos desmistificar estes problemas para o futuro”, completou.

Marcelo Alves, presidente da Riotur

Marcelo Alves, presidente da Riotur

SEGURANÇA COMO PONTO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

Um assunto que foi levantado durante o debate foi a segurança, ponto crucial para o desenvolvimento turístico. Para o presidente da Riotur, Marcelo Alves, a intervenção federal no Rio de Janeiro foi necessária. “Era mais do que necessária esta atitude. E a violência não vem de hoje, é algo de 50 anos. Como levamos isto para o trade que vivem e fazem o turismo acontecer? Através da comunicação. Tivemos melhoras sensíveis em questão de segurança em ambientes turísticos no Rio de Janeiro. Precisamos revelar isso ao trade, para mostrar que está sendo trabalhado, é algo que vai melhorar”.

De acordo com Marcelo Alves, o Rio não é só isso que está sendo noticiado. “No Carnaval, com 7 milhões de turistas na Rua, tivemos o melhor índice da história da delegacia de atendimento ao turista. Precisamos massificar as notícias positivas. O Turismo é o nosso principal negócio. Precisamos entender, como Portugal já fez, que o turismo é o nosso principal negócio. E não apenas em lazer. É negócio que gera resultado imediato. É a segunda maior industria do mundo! Por que o Rio não está? Porque nunca foi tratado como negócio”, disse Marcelo.

Luis Araujo, por sua vez, mostrou que Portugal é totalmente diferente. “Portugal é o terceiro pais mais pacifico do mundo. Quando acontecem atentados terroristas na Europa, por exemplo, todos nós perdemos porque as pessoas param de viajar. A grande força de Portugal está na capacidade dos portugueses em receberem os turistas. Lá há respeito pelo próximo. Houve um grande crescimento de viagens de Brasil a Portugal, crescimento de 40% só no ano passado,  em falar na chegada de brasileiros que vão morar no país, porque se sentem bem e respeitados. E o Brasil também tem este potencial”.

CONECTIVIDADE E INFRAESTRUTURA

A conectividade é parte vital para o desenvolvimento turístico. De acordo com Guilherme Paulus, o MTur trabalha para abertura dos céus brasileiros. “Com a chegada de mais companhias e mais tecnologia e o governo incentivando, teremos condições de termos movimentos maiores nos aeroportos brasileiros. O Brasil tem problemas de infraestrutura. Não temos estradas, não temos portos. O Rio de Janeiro parece ser o único porto brasileiro bem preparado para receber turistas. Pelo potencial do nosso litoral, poderíamos fazer cruzeiros marítimos o ano inteiro. O potencial do Brasil é muito grande para o turismo, só precisamos nos conscientizar e ter este desenvolvimento turístico fantástico”, frisou Paulus.

O presidente do Turismo de Portugal, Luis Araujo, se gabou de seu país ter a segunda melhor rede viária da Europa. “Temos uma infraestrutura muito boa, tanto em portos, quanto em estradas e aeroportos. É fundamental trabalhar isto e fazer investimento nesta área para o desenvolvimento natural do turismo”, finalizou.

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