Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

“Setor está ameaçado”, diz Dilson Fonseca na abertura do Conotel

Dilson Fonseca durante o seu discurso de abertura

Dilson Fonseca durante o seu discurso de abertura

Durante a cerimônia de abertura do Conotel 2017, o presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca, destacou a importância da atividade hoteleira para o país e foi enfático ao afirmar que o setor está ameaçado por uma série de fatores, entre eles, a disseminação de plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb – que segue atuando sem regulamentação no país.

“Os hotéis são essenciais para um país. São grandes investimentos imobilizados, que geram renda para governo e população, sempre para justiça social. Não se pode conceber o mundo sem a hotelaria para atender o mundo dos negócios e para o lazer”, afirmou. “Este setor, no entanto, este setor está ameaçado. Estamos sendo atacados por problemas que aparecem de todos os lados”, complementou.

Fonseca citou a necessidade de uma regulamentação do Airbnb. E reiterou que este é um problema encontrado por diversos países e destacou que já há algumas cidades no Brasil se movimentando para criar uma regulamentação.

“Queremos a paridade tributária, como ocorre no restante do mundo. Quando não há isonomia, todos perdem. Há uma concorrência desleal e uma perca na arrecadação”, destacou. “Há uma discrepância muito grande nos custos para operar e esta empresa não tem contribuído em nada com a nação brasileira”, adicionou.

As Online Travel Agencies (OTAs) também foram citadas pelo dirigente. Embora reconheça a importância dessas empresas para a democratização da distribuição, dando oportunidade a pequenos empreendimentos, Fonseca acredita que o comissionamento deve ser justo. “É preciso ponderar, ainda mais em um setor que já tem tantos impostos”, disse.

O dirigente também chamou a atenção para a necessidade de regulamentar a cobrança do Ecad dos hotéis e para os benefícios que a reforma trabalhista trará para a hotelaria. “A reforma é fundamental devido as características próprias da hotelaria devido a sazonalidade. Ela trará condições compatíveis para que o Brasil tenha as mesmas condições de destinos concorrentes”, finalizou.

Receba nossas newsletters