Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Sustentabilidade hoteleira do Brasil inspira padrão internacional da ISO

Alexandre Garrido

Alexandre Garrido

Depois de uma longa jornada, iniciada em 2012, o Brasil avança rumo a importante vitória junto à International Organization for Standardization (ISO): o País recebeu a aprovação da proposta para criar a norma internacional de um sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem, sugerida no ano passado. Com a permissão, a criação do documento internacional terá como base a norma técnica brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem, criada em 2006, tendo sido revista e ampliada há dois anos.

A discussão e a votação do documento internacional proposto pelo Brasil acontecem na próxima semana, durante reunião anual da ISO/TC 228 – Tourism and related services, Comitê Técnico responsável pela elaboração das normas internacionais do setor turístico, composto por 58 países de todos os continentes. O encontro está marcado para acontecer no período de 23 a 27 de maio, em Kuala Lumpur (Malásia), quando acontecerá a primeira reunião do WG13, grupo de trabalho criado exclusivamente para o debate deste documento.

O trabalho do grupo também revela o protagonismo do Brasil na discussão da norma, sendo liderado e conduzido por Alexandre Garrido, coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (da ABNT/CE – 54.0004.01), fórum responsável pela elaboração da norma brasileira que dará base ao documento internacional a ser criado. Além de Garrido, a delegação brasileira que trabalhará no desenvolvimento da norma ISO será formada por Ditmar Bellam (Hotel Blumenberg), Vicente Atz (SPA Dom Ramom), Maria Luiza Salomé (F. Vanzolini) e Daniel Spinelli (PS Treinamento).

O chefe da delegação destaca que as chances da proposta ser ratificada pela convenção internacional são grandes, embora o decurso para aprovação plena do documento deva durar cerca de três anos. “É um processo longo até a homologação da norma internacional, mas é o caminho natural para as propostas de padronização de serviços turísticos e já podemos contar com a boa recepção que a sugestão brasileira recebeu de mais de dois terços dos países votantes”, esclarece Garrido.

A conquista brasileira também abre a oportunidade de construir, em nível global, uma solução para se aplicar a sustentabilidade nos meios de hospedagem e, com isso, ampliar e fortalecer iniciativas de turismo sustentável no planeta, além de representar o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Brasil há mais de uma década junto ao setor turístico.

Sustentabilidade para aumentar a competitividade – Em 2003, o Brasil iniciou um programa sustentável de turismo com foco em hotéis, utilizando a padronização e a certificação como ferramentas para o desenvolvimento sustentável do segmento. Até 2009, o trabalho atingiu mais de 10 mil meios de hospedagem e outras empresas, formando 400 consultores, 100 auditores e implementado o Sistema de Gestão da Sustentabilidade em cerca de 400 hotéis.

Com a criação da norma ABNT NBR 15401, em 2006, o País trabalhou a implementação e o uso da padronização, aperfeiçoando continuamente o documento e a prática. A partir de 2012, o padrão foi reescrito e uma nova versão foi publicada em 2014, contando com diversos parceiros durante a elaboração e revisão da norma, dentre eles, representantes do trade turístico, poder público e agências de desenvolvimento, atendendo às reais demandas do mercado.

Pode-se dizer que a sustentabilidade do turismo no País vive um ciclo que tem se aperfeiçoado e renovado, recebendo incentivos do governo brasileiro e apoio do Sebrae, levando o País a uma marca de mais de 500 hotéis usando um único Sistema de Gestão de Sustentabilidade, o que aumenta a competitividade dos meios de hospedagem brasileiros frente ao mercado internacional do turismo e transformando o Brasil num destino que não frustra as expectativas de seus visitantes quando o assunto é hospedagem.

Receba nossas newsletters