Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Exposição Jamaica, Jamaica! sai de Paris e chega ao Sesc São Paulo

A mostra chega ao Brasil para ocupar o espaço expositivo do Sesc 24 de Maio, com abertura no dia 14/3

A mostra chega ao Brasil para ocupar o espaço expositivo do Sesc 24 de Maio, com abertura no dia 14/3

A partir de 14 de março, o Sesc 24 de Maio, localizado no centro da capital paulista, apresenta a exposição produzida e realizada pelo Sesc São Paulo  concebida pela Cité de la musique – Philharmonie de Paris, Jamaica, Jamaica!, que chega ao Brasil vinda da instituição francesa, onde ficou em cartaz no ano passado. A mostra, com curadoria do jornalista e diretor cinematográfico francês Sébastien Carayol, terá visitação até 26 de agosto.

Um panorama cronológico e histórico sobre a música jamaicana é demonstrado em oito núcleos, nos quais, em conjunto, traçam um olhar político, social e cultural, tendo a produção musical da ilha como fio condutor da história, além das pesquisas realizadas pelo núcleo sobre a expansão da música jamaicana no Brasil.

A exposição pretende mostrar que o país caribenho, berço de uma das principais correntes musicais da segunda metade do século XX, tem mais do que reggae e seu ícone universal, Bob Marley.

Nesse contexto, Jamaica, Jamaica! busca reconhecer parte da história por meio do olhar para os conflitos e encontros pós-coloniais que levaram a um movimento musical único e universal. Para ilustrar a diversidade e patrimônio, a mostra reúne fotografias, capas de álbuns, instrumentos musicais, folhetos, materiais gráficos das festas de rua, documentos, áudios e imagens de coleções particulares e instituições.

Além dos acervos reunidos por Carayol, oriundos de acervos e coleções da Jamaica, Grã-Bretanha e França, a exposição no Sesc São Paulo conta com conteúdo especialmente pesquisado para esta montagem, reunido a partir da pesquisa de um grupo curatorial convidado, que apresenta desdobramentos e impactos da cultura da Jamaica no território brasileiro.

A exposição contará com uma vasta programação integrada, com cursos, palestras, encontros e oficinas e conta também com projeto educativo proporcionando visitas orientadas e ateliês no espaço da exposição.

Receba nossas newsletters