Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

SC libera balanço do movimento turístico durante verão 2013-2014

Na última terça-feira (08/04), órgãos do governo do estado de Santa Catarina, prefeituras e trade turístico se reuniram para fazer uma avaliação do movimento turístico durante o verão 2013-2014. O debate foi proposto pelo Conselho Estadual de Turismo e Santur, para reunir informações úteis ao planejamento de ações para a próxima temporada.

Durante a reunião, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, anunciou três novos projetos, com destaque para a criação do Observatório do Turismo, apontado por ele como ferramenta indispensável para a realização de um planejamento compatível com a demanda do setor em Santa Catarina. “Os outros dois projetos focam na melhoria da sinalização turística e na definição do marco legal náutico”, afirmou.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, falou sobre a organização da empresa com foco no aumento do consumo de energia elétrica durante o verão. Citou investimentos na instalação de transformadores móveis, contratação de pessoal, limpeza dos cabos e melhorias na comunicação com os usuários, visando reduzir o tempo de resposta. Conforme explanou, com as altas temperaturas deste último verão o uso de eletrodomésticos cresceu, elevando a demanda por energia. “Estamos estudando uma parceria com a Fecomércio para acompanharmos o movimento de vendas de eletrodomésticos, como aparelhos de ar condicionado”, acrescentou Siewert.

Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Infraero – Segundo dados da Polícia Federal, a entrada de estrangeiros por via aérea diminuiu de 101 mil pessoas em 2012/2013 para 93 mil no verão 2013/2014. Já o acesso na fronteira do Brasil com Argentina, em Dionísio Cerqueira, de responsabilidade de PF, subiu de 105 mil para 107 mil turistas nesta temporada. A Polícia Rodoviária Estadual foi representada pelo Cel. José Norberto de Souza, que reiterou o aumento do movimento turístico neste verão.
Quanto ao movimento de vôos internacionais no aeroporto Hercílio Luz, o representante da Infraero, Ricardo May, informou que houve um pequeno aumento de vôos charter neste ano. Foram 382 vôos contra 378 na temporada passada. “Dos vôos solicitados, 68% foram realizados, o que, de certo modo, frustrou as expectativas das operadoras de turismo no estado que esperavam mais”, disse.

Municípios – Ainda durante a reunião, alguns municípios apresentaram dados da temporada. Em Balneário Camboriú, por exemplo, no feriado de Ano Novo houve 98% de ocupação na rede hoteleira da cidade. Em dezembro, a média ficou em 75%, em janeiro 88% e em fevereiro 69%. Segundo um levantamento feito no município a partir da chegada de ônibus de turismo, a cidade que mais enviou visitantes à Balneário Camboriú foi Santiago, no Chile.

Florianópolis destacou a realização de 89 eventos durante a temporada, bem como a infraestrutura providenciada para receber os visitantes: foram instalados 200 banheiros químicos nas praias durante 108 dias de temporada e foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista na Lagoa do Peri.

Nos municípios da Serra, em média, a ocupação foi 28% maior neste verão em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi trazida pelo presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, que possui um resort na Serra do Rio do Rastro. “A maior parte dos visitantes era de Santa Catarina, mas também observamos a presença de muitos paulistas”, destacou.
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, disse que as informações apresentadas serão agrupadas à pesquisa desta temporada, em fase de finalização. “São dados importantes que ajudarão no planejamento do próximo verão. As cidades também têm que fazer um bom planejamento para estarem preparadas para o aumento do fluxo turístico, oferecendo serviços básicos em quantidade e qualidade necessárias”, frisou.

Também participaram do debate o cônsul da Argentina, Alejandro Verdier, o cônsul adjunto, Octavio Delacroce, Carlos Alberto Coutinho, superintendente da Casan, Ricardo May, da Infraero,  Álvaro Rocha, do Sindisol, representantes da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), do Convention&Bureau de Balneário Camboriú e dos municípios de Laguna, Barra Velha, Joinville, Blumenau, Bombinhas e Porto Belo.

Receba nossas newsletters